Notícia
Testes de stress fazem disparar acções da RWE e E.On
Os títulos das operadoras alemãs de energia RWE e E.On dispararam 15% e 12%, respectivamente, na bolsa de Frankfurt, estabelecendo assim os maiores ganhos desde 2008.
A RWE e a E.On estiveram em forte alta na sessão de segunda-feira, 12 de Outubro, depois de passarem nos testes de stress levados a cabo pelo governo alemão e que mostraram que ambas as empresas dispõem de provisões suficientes para pagar um potencial encerramento e operações de limpeza de reactores nucleares em caso de acidente.
As provisões totais postas de parte pela E.On, RWE, Energie Baden-Wuerttemberg AG, Vattenfall AB e Stadtwerke Muenchen GmbH, que ascendem a 38,3 mil milhões de euros, "reflectem inteiramente os custos" de desmantelamento de reactores nucleares nas centrais eléctricas movidas a energia nuclear, afirmou o ministro alemão das Finanças, Sigmar Gabriel, numa declaração enviada por email e citada pela Bloomberg.
A RWE fechou a escalar 9,4%, para 13,395 euros, na Bolsa de Frankfurt, depois de ter chegado a valer 14,085 durante a sessão. Já a E.On encerrou a somar 5%, para 9,562 euros, tendo na negociação intradiária chegado a atingir os 10,24 euros.