Notícia
Gigante do carvão norte-americana pede insolvência
A Peabody Energy está no sector do carvão desde 1883 mas teve que entregar um pedido de insolvência em tribunal, num sinal claro que a indústria onde opera continua a enfrentar grandes dificuldades.
A norte-americana Peabody Energy, que opera no sector do carvão, entregou um pedido de insolvência de acordo com o capítulo 11 da lei dos Estados Unidos, que regula as falências no país. O pedido, entregue em tribunal, é um sinal que a indústria do carvão está cada vez com mais dificuldades.
Segundo a Bloomberg, todas e minas e escritórios da empresa continuam a operar normalmente e deverão continuar enquanto durar o processo.
A Peabody foi fundada em 1883 e agora é a maior do mundo no sector, com presença em 25 países e cerca de 8 mil empregados. Pelo menos mais quatro sociedades do sector entregaram pedidos semelhantes aos tribunais, revelando a pior situação em décadas. A adopção de políticas ambientais mais apertadas, a concorrência do gás natural e a saturação do mercado metalúrgico arrastou os preços para o nível mais baixo dos últimos 10 anos.
Os preços desceram 75% desde 2011, referiu a Bloomberg, algo que foi particularmente mau para a Peabody que comprou a australiana MacArthur Coal Ltd precisamente para reforçar as vendas para a indústria metalúrgica. Estes activos não fazem parte do pedido de insolvência.
Em Outubro de 2014, a Peabody ainda estava optimista e os gestores da empresa diziam que o pior já tinha passado e que os preços não iam descer mais. Mas a situação piorou e a empresa começou a cortar postos de trabalho e a tentar vender activos. No entanto, os compradores não concluíram o processo.
Nos seus mais de 100 anos de história esta não é a primeira vez que a empresa pede protecção contra os credores, em algumas partes da sua operação.