Notícia
Yukos avança 10,91% com eventual saída de Khodorkovsky
As acções da petrolífera russa Yukos valorizaram 10,91% em Moscovo durante a sessão de hoje, depois do presidente da administração, Viktor Gerashchenko, ter afirmado que Mikhail Khodorkovsky, poderá alienar a sua participação na exportadora.
As acções da petrolífera russa Yukos valorizaram 10,91% em Moscovo durante a sessão de hoje, depois do presidente do conselho de administração da companhia, Viktor Gerashchenko, ter afirmado que o grupo Menatep, controlado por Mikhail Khodorkovsky, poderá alienar a sua participação na exportadora.
Os títulos da Yukos avançaram 10,91%, para 93,50 rublos (2,52 euros), seguindo agora nos 90,40 rublos (2,44 euros), a avançar 7,40%.
As afirmações de Viktor Gerashchenko, ontem proferidas em Hong Kong, não foram contudo confirmadas oficialmente pelo porta-voz da Menatep, Yuri Kotler, quando contactado pela Bloomberg.
O grupo Menatep, controlado pelo milionário Mikhail Khodorkovsky, actualmente preso, detém cerca de 53% da Yukos. Khodorkovsky e o seu sócio Platon Lebedev enfrentam acusações de alegada fraude e evasão fiscais, que encaram como «perseguição política» efectuada por Vladimir Putin.