Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Vista Alegre e Atlantis anunciam fusão (actualização)

(actualiza com ganhos de eficiência no sexto parágrafo, estrutura accionista no sétimo parágrafo e data de assembleias gerais no décimo segundo)

A Vista Alegre e a Atlantis, empresas que são...

18 de Setembro de 2000 às 17:18
  • ...
(actualiza com ganhos de eficiência no sexto parágrafo, estrutura accionista no sétimo parágrafo e data de assembleias gerais no décimo segundo)

A Vista Alegre e a Atlantis, empresas que são controladas pelo Grupo Cofina, anunciaram hoje a intenção de realizarem um projecto de reestruturação e concentração, que dará origem ao Grupo Vista Alegre Atlantis.

Este processo de concentração entre ambas as empresas, envolve um conjunto de operações simultâneas de cisão-fusão, tendo como operação nuclear a fusão por incorporação da Atlantis e da Vista Alegre na Fábrica de Porcelana Vista Alegre.

Na Vista Alegre – Sociedade de Controlo, será incorporado a Electro Cerâmica e a V.A. Grupo, por destaque dos elementos do respectivo património. A Cerexport, empresa detida a 100% pela Fábrica de Porcelanas Vista Alegre, será incorporada na entidade que liderará o novo Grupo Vista Alegre Atlantis. Todas estas operações carecem ainda de registo e de aprovação por parte das respectivas assembleias gerais.

«Este projecto de fusão por incorporação na Fábrica de Porcelanas Vista Alegre alterará a respectiva firma, por forma a evidenciar a qualidade do líder do novo Grupo Vista Alegre Atlantis», (VAA) referem as empresas em comunicado.

A Atlantis e a Fábrica de Porcelanas Vista Alegre serão alvo de uma reestruturação pela qual passarão a ser sociedades gestoras de participações sociais (SGPS), com destaque da respectiva actividade económica para as novas sociedades a constituir.

Com esta operação há um aumento global de qualidade dos serviços prestados, uma melhoria dos resultados operacionais em cerca de 4,24 milhões de euros (850 mil contos por ano), através do aumento das receitas em 2,64 milhões de euros (530 mil contos) e redução de custos de 1,6 milhões de euros (320 mil contos).

A Cofina terá uma posição de 20% na VAA, o BPI 20%, e um grupo de familiares tem 21%. A Caixa Banco de Investimento, do Grupo Caixa Geral de Depósitos, tem 8%, os restantes 31% estão dispersos em Bolsa. O capital social da VAA ascende a 54 milhões de euros (10,8 milhões de contos).

Accionistas da Atlantis e Vista Alegre recebem acções da Fábrica de Porcelanas Vista Alegre

Com este processo de fusão-cisão, por cada acção detida, os accionistas da Atlantis, que posteriormente será extinta, receberão 4,11174 acções da Fábrica de Porcelanas Vista Alegre e os titulares de cada título da Vista Alegre receberão 34,13841 acções da Fábrica de Porcelanas Vista Alegre.

Este rácio de troca considera já a redenominação e renominalização para um euro das acções da Fábrica de Porcelanas Vista Alegre, a ocorrer no âmbito da mesma fusão.

A cada acção da Empresa Electro Cerâmica e da V.A Grupo, confere o direito a receber, respectivamente, 109,4593 e 14,4574 acções da Fábrica de Porcelanas Vista Alegre.

Para proceder a esta operação, que foi assessorada pelo Banco Português de Investimento (BPI), a Fábrica de Porcelanas Vista Alegre vai proceder a um aumento de capital de 30,68 milhões de euros (6,15 milhões de contos), para 53,954 milhões de euros (10,81 milhões de contos).

As diversas sociedades envolvidas na operação reunirão em assembleias gerais a 8 de Novembro para aprovar a operação, que prevê concluída até ao final do ano.

Antes de serem suspensas, as acções da Atlantis subiam 1,22% para os 9,1 euros (1.824 escudos) e a Fábrica de Porcelanas Vista Alegre subia 1,03% para os 10,8 euros (2.165 escudos).

Por Nuno Carregueiro e Bárbara Leite

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio