Notícia
Universidades portuguesas estão fora da elite mundial
Portugal não tem nenhuma universidade entre as 200 melhores do mundo, de acordo com a actualização de 2007 de um dos mais importantes "rankings" de ensino superior, elaborado conjuntamente pelo "The Times Higher Education Supplement" e pela Quacquarelli S
Portugal não tem nenhuma universidade entre as 200 melhores do mundo, de acordo com a actualização de 2007 de um dos mais importantes "rankings" de ensino superior, elaborado conjuntamente pelo "The Times Higher Education Supplement" e pela Quacquarelli Symonds. Os dados foram divulgados ontem e voltam a colocar Harvard na liderança mundial.
A performance portuguesa é ainda mais modesta se analisada ao nível da lusofonia. Em 2006, a Universidade de Coimbra, que era a melhor portuguesa no "ranking" - ocupava a 266ª posição -, era igualmente líder entre as instituições que leccionam em Português.
Este ano, há duas universidades brasileiras que saltam para a frente, ultrapassando todas as portuguesas: a Universidade de São Paulo, que passa do lugar 284 para a posição 175; a Universidade de Campinas, que sobe do posto 448 para o lugar 176.