Notícia
Três startups portuguesas recebem investimento inglês
A Popcorn Metrics, a Zercatto e a Cashtag são três startups portuguesas que receberam investimento do fundo britânico Seedcamp. Estas empresas vão participar também num programa de aceleração deste fundo.
Popcorn Metrics, Zercatto, Cashtag são três startups que receberam investimento do Seedcamp, um dos maiores fundos de investimento de capital de "semente" da Europa. Estas três empresas vão ter ainda a oportunidade de participar no programa de aceleração promovido por este fundo em Londres.
Estas startups, de acordo com o comunicado enviado às redacções, participaram na segunda edição do Seedcamp Lisboa e foram à final deste evento em Berlim.
O Seedcamp é um fundo britânico, lançado em 2007, e que chegou a Portugal através da Beta-i. O investimento de capital de semente é um modelo de financiamento dirigido a projectos empresariais que estão ainda a dar os primeiros passos.
Não foi tornado público os valores que cada empresa recebeu. Mas, de acordo com a informação disponível no site do Seedcamp, o financiamento pode ir desde os 5 mil euros aos 50 mil euros.
Assim, o investimento atribuído por este fundo vai desde os 50 mil euros, o que permite ao fundo ficar com 8 a 10% das acções ordinárias da empresa, passando pelos 25 mil euros, que dá ao fundo acesso a 5% das acções ordinárias e, por fim, cinco mil euros que dá ao Seedcamp 3% das acções ordinárias. Esta última vertente é destinada a empresas que já gerem receitas ou que quando participam neste programa já tinham obtido financiamento pelo que, esta verba, serve para ajudar a cobrir as despesas de participação no Seedcamp.
Três startups, três plataformas
A Popcorn Metrics é uma plataforma que ajuda no processo de “web analytics”, ou seja, que ajuda a analisar os dados e o comportamento dos utilizadores dos sites das empresas.
Já a Zercatto é uma comunidade online que ajuda as pessoas a gerirem a sua carteira de investimento e “fazer com que investidores com qualquer dimensão de carteira possam seguir essas carteiras e aprender com elas”.
A Cashtag é uma startup que criou uma rede de pagamentos móveis. Com esta rede, assente nos sistemas europeus de pagamentos de acordo com o comunicado, as pessoas podem com um smartphone enviar, pedir ou aceitar dinheiro.