Notícia
Tarifas de electricidade aumentam 1,65% em Espanha
As tarifas de electricidade em Espanha, onde a Electricidade de Portugal está presente através da Hidrocantábrico, vão subir 1,65% no próximo ano, no primeiro aumento dos últimos seis anos.
José Folgado, secretário de Estado para a Economia, disse que a tarifa final para o próximo ano será anunciada dentro de 20 dias, segundo a agência Bloomberg.
O Governo espanhol está a alterar as regras para a fixação das tarifas de electricidade, permitindo a repercussão das variações nos preços do gás natural, na procura de energia e nas taxas de juro, tendo já traçado a estratégia para a abertura total dos mercados de gás natural e de electricidade, a partir do próximo ano.
Nos últimos cinco anos, as empresas eléctricas têm vindo a perder dinheiro no mercado espanhol, devido ao corte de preços imposto pelo Governo de José Maria Aznar, para combater a inflação.
Com a liberalização do mercado eléctrico espanhol, as empresas do sector poderão aumentar os preços até 1,65% em 2003 e até 1,4% de 2004 até 2010, referiu a Endesa.
A Endesa, maior eléctrica espanhola, seguia a subir 2,84% para os 10,85 euros. A Iberdrola crescia 1,71% até aos 13,09 euros.