Notícia
SNS passa a ter senhorio francês em Lagos
O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) vai passar a explorar o Hospital de São Gonçalo, em Lagos, até agora nas mãos do grupo HPA Saúde.
Assim, o SNS passará a ser o novo inquilino do grupo francês que em finais de dezembro desembolsou 213 milhões de euros para comprar um portefólio que incluía os edifícios de hospitais Lusíadas em Lisboa, Porto e Albufeira - bem como a clínica da Boavista, no Porto - e o hospital de São Gonçalo.
No comunicado, o grupo privado de saúde assinala que "já em abril de 2020, o Grupo HPA Saúde tinha disponibilizado de forma exclusiva esta unidade para acompanhamento de doentes COVID, num esforço de colaboração com o SNS, num momento particularmente difícil da pandemia, sendo que desde janeiro do ano passado voltou a ceder os seus serviços de internamento e bloco operatório para cirurgias de ambulatório de doentes NÃO-COVID".
A unidade que passa agora para o setor público conta com trinta camas e duas salas de bloco operatório.
O grupo HPA Saúde indica, por outro lado, que irá "reforçar a sua presença na região do Barlavento com a inauguração de duas novas unidades na cidade de Lagos e mais uma ampliação ao Hospital Particular de Alvor. As unidades em Lagos serão dedicadas ao diagnóstico e atendimento ambulatório, enquanto as melhorias no HPA-Alvor incidirão na área da Oncologia, Oftalmologia, Exames Especiais, Bloco Operatório e respetivo recobro".