Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sinopec compra petrolífera na Argentina por 2,45 mil milhões de dólares

A companhia também conhecida por Grupo Sinopec comprou a Occidental Petroleum, que explora activos de petróleo e gás natural na Argentina.

10 de Dezembro de 2010 às 08:57
  • 1
  • ...
A China Petrochemical, que é a maior refinadora da Ásia e também é conhecida por Grupo Sinopec, anunciou hoje em comunicado que chegou a acordo para comprar a petrolífera sul-americana.

A aquisição de 2,45 mil milhões de dólares (1,85 mil milhões de euros) faz parte do esforço de resposta às necessidades energéticas da economia em maior crescimento e a sgunda que mais petróleo consome no mundo.

“As empresas chinesas estão interessadas em comprar activos energéticos em países em desenvolvimento como a Argentina, porque estes são vistos como tendo menos concorrência das grandes petrolíferas”, disse o analista do UOB-Kay Hian, Shi Yan, à Bloomberg. “Temos visto um grande interesse na América Latina das companhias chinesas recentemente”.

Com esta aquisição os investimentos em fusões e aquisições por petrolíferas asiáticas saldam-se em 38,8 mil milhões de dólares este ano, segundo a Bloomberg. Petrolíferas chinesas como a Sinopec e a Cnooc tinham investido já 13 mil milhões de dólares no sector na América do Sul.

“Este negócio parece um pouco dispendioso” disse Shi Yan. “Estão a pagar cerca de 6,20 dólares por barril, mas parece que em parte é por reservas [cuja existência] ainda não foi ainda provada. A Cnooc pagou recentemente 9,10 dólares por barril, mas isso foi por reservas provadas”, concluiu.

Já o analista Neil Beveridge, do Bernstein Research, diz que a companhia chinesa pode ter pago 6,90 dólares por barril pelas reservas.

Com esta aquisição a companhia chinesa ganha acesso a campos petrolíferos que permitiram à Occidental extrair petróleo equivalente a 51 mil barris por dia. Uma quantidade que corresponde a 1% do consumo diário de petróleo na China.

Ver comentários
Saber mais Sinopec Occidenteal Petroleum China Petrochemical
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio