Notícia
Sacyr vence privatização da ENA por 1,59 mil milhões de euros
O consórcio liderado pela espanhola Sacyr, segunda maior accionista da Somague, foi o vencedor da privatização da concessionária de auto-estradas ENA, tendo oferecido o preço mais elevado, de 1,586 mil milhões de euros.
O vencedor do concurso foi anunciado hoje pela SEPI, entidade que gere as participações do Estado espanhol. A Sacyr venceu as outras três concorrentes, cujos consórcios eram liderados pela Ferrovial, Obrascom e Acciona.
A Sacyr, que está a ultimar um processo de fusão com a Vallehermoso, detém 50% do consórcio vencedor, sendo o restante capital controlado pelo Santander, várias caixas mutualistas e a Torreal, do empresário Juan Abelló.
A SEPI fixou em 1,1 mil milhões de euros o valor mínimo para licitar na privatização da ENA, tendo o preço sido determinante para escolher o vencedor.
Esta privatização recebeu o interesse da Brisa e da Abertis, que se afastaram por considerarem que as condições finais da operação não se ajustava aos critérios de investimento estabelecidos pelo consórcio.
A Sacyr, que não está cotada em Bolsa, controla 29,69% do capital da construtora nacional Somague.