Notícia
Sábios atrasam decisão sobre venda da Galp Energia
Mais de um dia depois da assinatura do acordo entre a Parpública e a Petrocer para a venda de pelo menos 33,34% da Galp, ainda não há um anúncio oficial sobre o processo. A Galp energia decidiu ontem avançar com uma proposta para a compra da rede espanhol
Mais de um dia depois da assinatura do acordo entre a Parpública e a Petrocer para a venda de pelo menos 33,34% da Galp, ainda não há um anúncio oficial sobre o processo. A Galp energia decidiu ontem avançar com uma proposta para a compra da rede espanhola da Shell.
O relatório dos sábios, esperado para terça-feira, só deverá estar concluído na próxima semana e a Parpública tem condicionado a divulgação do negócio a este documento. Por outro lado, os candidatos que ficaram pelo caminho estão já a preparar as armas para uma eventual impugnação.
O Grupo Mello defende que não tem havido postura de Estado na condução do processo, em particular na divulgação de informação, e admite contestar a actuação e decisão da Parpública.
A Carlyle, cabeça do consórcio Luso-oil afastado na primeira fase, decidiu já avançar com uma impugnação nas instâncias europeias à decisão da Parpública de vender a Galp à Petrocer, argumentando com falta de transparência e alteração das regras definidas no início.
No final do dia ontem a Galp apresentou a sua proposta para a compra da rede da Shell em Espanha, acabando com as dúvidas sobre a sua participação no negócio.
(leia mais no Jornal de Negócios)