Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PT conclui entrada de 25,6% no capital da Oi

A Portugal Telecom concluiu, ontem, a entrada no capital da Oi e na CTX.

29 de Março de 2011 às 00:33
  • 5
  • ...
Após a conclusão das transacções, a PT consolidará proporcionalmente 25,6% da Oi e 44,4% da CTX e o investimento total nas transacções será de 8,2 mil milhões de reais (3,5 mil milhões de euros).

A PT, após aumento de capital da Oi, ficou com 25,28% da empresa brasileira, acima dos 22,38% inicialmente previstos. Os direitos de governo atribuídos à PT permitirão a consolidação de uma posição directa e indirecta de 25,6% na Telemar, que consolida integralmente a Tele Norte Leste e a Telemar Norte Leste (TNL).

A empresa portuguesa de telecomunicações investiu 8,32 mil milhões de reais (3,5 mil milhões de euros) no mercado brasileiro, após ter saído da Vivo. Com esta operação, a dívida líquida pró-forma de 2010 da TNL foi reduzida em 6 mil milhões de reais (2,5 mil milhões) para 12,7 mil milhões de reais (5,4 mil milhões).

A PT explicou ainda que o seu investimento na Oi concretizou-se através de uma posição de 35% na AG Telecom Participações S.A, numa posição de 35% na LF Tel S.A., com 12,07% na TmarPart, de 10,49% na TNL, e 9,43% na TMAR.

A empresa portuguesa também concluiu a aquisição de uma posição de 16,2% na CTX, empresa de call center da OI, por 116 milhões de reais (49,6 milhões de euros). No entanto, directa e indirectamente ficará cm 42%.

A CTX irá adquirir 49,7 milhões de reais em acções da Contax detidas pela PT e a portuguesa irá subscrever um aumento de capital na CTX usando as acções da Contax e a Contax pagará 162,6 milhões de reais(69,5 milhões de euros) de empréstimos entre empresas que a Dedic/GPTI detém com a PT.

Em resultado, a PT deterá uma posição directa e indirecta de 44,4% na CTX, que será então consolidada proporcionalmente. A PT passa também a consolidar esta posição na empresa de call center da OI, após fusão da Dedic (empresa da PT no Brasil de call center).

Em comunicado, a PT referiu que “continuará a beneficiar de um balanço sólido e de uma significativa flexibilidade financeira, com um perfil de cash flow consistente com a sua política de remuneração accionista atractiva e uma notação de investment grade”.
Ver comentários
Saber mais PT Oi CTX
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio