Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PT com resultados entre os 289 e os 300 milhões de euros

Segundo uma «pool» de quatro analistas, os resultados dos primeiros nove meses deste ano da Portugal Telecom (PT) deverão ser de 294,8 milhões de euros, o que representa uma quebra de 3,2% face ao período homólogo.

26 de Outubro de 1999 às 16:57
  • ...
Segundo uma «pool» de quatro analistas contactados pelo Canal de Negócios, os resultados dos primeiros nove meses deste ano da Portugal Telecom (PT) deverão ser de 294,8 milhões de euros (59,1 milhões de contos), o que representa uma quebra de 3,2% face ao período homólogo. As previsões dos analistas, situaram-se num intervalo entre os 289 milhões de euros (57,96 milhões de contos) e os 300 milhões de euros (60,14 milhões de contos).

No entanto, segundo os mesmos analistas as vendas da operadora nacional deverão registar um crescimento de cerca de 11%, face aos primeiros nove meses do ano passado, ao ascenderem a 2,31 mil milhões de euros (464 milhões de contos). Para o EBITDA é esperado um crescimento de 5,9%, o que segundo um dos analistas contactados «é um factor positivo, pois este é o principal indicador da performance de uma empresa». Um outro analista, refere ainda que mesmo assim este indicador «é penalizado pelo elevado crescimento dos custos pessoal, nomeadamente com as reformas antecipadas e ainda pela consolidação das contas da Telesp Celular». Sem contar com estes efeitos, o mesmo analista adianta que «o EBITDA da PT deverá crescer 8,4%».

Os especialistas contactados são unânimes em considerar que o contributo mais positivo para os resultados consolidados da PT, continua a ser dado pela operadora móvel, a TMN. Uma das analistas refere que «as vendas da TMN deverão crescer 32% nos primeiros nove meses do ano, enquanto o resultado líquido e o EBITDA registem uma melhoria de 11% e 19%, respectivamente». Os resultados da operadora de telecomunicações móveis representam 35% dos resultados do grupo. A consolidação da Telesp Celular é apontada como uma das razões para o forte crescimento das vendas da PT, mas que, no entanto, afecta de forma negativa os resultados «pois a operadora móvel brasileira, registou uma quebra acentuada nos seus resultados líquidos» explicou um analista.

Em relação à PT Multimédia, que iniciou hoje o período de pré-registo e iniciará a sua cotação em Bolsa no próximo dia 15 de Novembro, afectará apenas os resultados da PT no decorrer do último trimestre deste ano. Um dos analistas referiu que o impacto nas contas consolidadas da «PT será positivo, pois irá permitir à operadora presidida por Murteira Nabo realizar uma mais-valia de cerca de 498 milhões de euros (100 milhões de contos)». Assim, para o final do ano a estimativa de um dos analistas aponta para «um crescimento de 57,6% nos resultados líquidos da PT, que deverão ascender a 695 milhões de euros (139 milhões de contos)».

Hoje, a PT foi o título do BVL30 que registou a maior valorização, ao trepar 3,71% para cotar nos 41,7 euros (8.360 escudos). A PT foi ainda um dos títulos mais líquidos da sessão, ao movimentar mais de um milhão de acções.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio