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Presidentes executivos da fabricante do BlackBerry apresentam demissão

"Em todas as empresas bem sucedidas, desenvolvidas pelos seus fundadores, chega uma altura em que se entra numa nova fase de crescimento e é tempo dos fundadores passarem o testemunho a uma nova administração", declarou Mike Lazaridis.

23 de Janeiro de 2012 às 07:30
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Jim Balsillie e Mike Lazaridis, ambos fundadores e presidentes executivos da canadiana Research In Motion (RIM), fabricante do 'smartphone' BlackBerry, anunciaram no domingo que vão abandonar os seus cargos na empresa.

"Em todas as empresas bem sucedidas, desenvolvidas pelos seus fundadores, chega uma altura em que se entra numa nova fase de crescimento e é tempo dos fundadores passarem o testemunho a uma nova administração", declarou Mike Lazaridis num comunicado, citado pelo "The New York Times".

A RIM, com sede em Waterloo, Ontário, tem vindo a perder quota de mercado para a Apple e Google, depois dos modelos introduzidos em 2011 terem falhado as metas de vendas.

De acordo com dados da empresa de estudos de mercado comScore, a quota de subscritores nos Estados Unidos da dona do Blackberry caiu de 19,7 por cento de agosto para 16,6 por cento no final de Novembro.

Há muito que os investidores reclamam uma mudança na liderança da RIM, depois de 2011 ter sido um ano "duro", com interrupções no fornecimento de serviços entre telemóveis da BlackBerry, atrasos e vendas abaixo do esperado.

A RIM enfrenta a pressão dos investidores liderados pela Northwest & Ethical Investments LP para que nomeie um presidente independente para o conselho de administração, um papel que tem vindo a ser desempenhado e partilhado pelos presidentes executivos Jim Balsillie e Mike Lazaaridis.

A empresa tem estado ainda sob o foco dos analistas, uma vez que quando anunciou em dezembro que a sua nova gama de telemóveis BlackBerry só iria surgir no final deste ano, o impacto foi de "choque" e "descrença".

Por um lado, os analistas ficaram chocados porque a RIM sabe que os novos 'smartphones' são vitais para a recuperação da queda da quota de mercado que a empresa tem registado.
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