Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

O português que é "um dos mais valiosos" do Goldman Sachs

Quatro anos depois de chegar ao banco norte-americano, o português é convidado a ser um dos seus "partners". António Esteves vai ganhar mais de um euro por minuto em 2013. Sem contar com os bónus.

O português que é 'um dos mais valiosos' do Goldman Sachs
16 de Novembro de 2012 às 12:00
  • ...
António Esteves foi júnior na selecção nacional de voleibol e sénior na selecção nacional de rugby. Hoje, joga no campeonato da banca. A partir do próximo ano, sobe de liga. Esteves vai ser um dos “partners” (sócio será a tradução mais certeira) do Goldman Sachs.

Casado e com quatro filhos, António Esteves será o primeiro português a ocupar o escalão “dos mais valiosos profissionais” do banco norte-americano. “À excepção dos multimilionários, ser ‘partner’ do Goldman Sachs é, provavelmente, o estatuto mais cobiçado de Wall Street”, na opinião de Gregory Cresci, responsável por contratação de directores, em declarações à Bloomberg.

O português faz parte de uma lista de 70 “partners” do banco em que António Borges já trabalhou. Os nomes foram divulgados no final de quarta-feira e referem-se a uma elite que representa apenas 1,7% de todos os funcionários do Goldman (32.600 trabalhadores).

Esteves, licenciado em Economia pela Universidade Católica em 1994, vai ganhar 900 mil dólares por ano (706 mil euros), de acordo com informações veiculadas pela Bloomberg e pela Dow Jones, que o Negócios não conseguiu confirmar oficialmente junto do banco. O banqueiro vai fazer mais de um euro por minuto a partir de 1 de Janeiro de 2013. À remuneração fixa juntam-se os bónus, principalmente em acções.

Portugal estreia-se ao lado de Espanha

Actualmente, António Esteves é o responsável pelo segmento de rendimento fixo, cambial e ‘commodities’ na Europa do Sul (Portugal, Espanha, Itália e Grécia), em Londres. Além disso, co-lidera o negócio ibérico do banco de investimento, a par de Olaf Diaz Pintado. Portugal não foi o único a estrear-se nos “partners”. Também Pintado é o primeiro espanhol escolhido como sócio do Goldman Sachs. Tal como em Portugal o "Diário Económico" deu destaque a esta nomeação, também em Espanha o "El Economista" noticiou a selecção do seu compatriota.

“Damos os parabéns a todos os seleccionados por esta importante conquista”, comentou, na nota de imprensa, o presidente do Goldman Sachs, Lloyd C. Bankfein.

Os “partners” foram escolhidos depois de um processo de análise dos responsáveis do banco norte-americanos, sendo que a contribuição financeira para a empresa será uma das principais razões para a escolha, segundo o “New York Times”. As nomeações “reconhecem alguns dos profissionais mais valiosos da companhia e reconhecem a sua liderança e contributo para a cultura de excelência do banco”, escreve o banco.

O antigo jogador de voleibol, há quatro anos no Goldman Sachs depois de ter abandonado o Merrill Lynch, faz parte da classe de sócios, que, apesar de ser a mais reduzida desde 1999, é a primeira que conta com um espanhol e um português. O Negócios contactou António Esteves mas o português não está autorizado a falar com a imprensa.


Ver comentários
Saber mais António Esteves Goldman Sachs banca banca de investimento
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio