Notícia
O Grupo BCP/Atlântico actualiza tabela salarial em 4,62%
O Grupo BCP/Atlântico e o Sindicato Nacional de Quadros Técnicos Bancários (SNQTB) assinaram hoje um acordo que prevê uma actualização da tabela salarial em 4,62%. Esta nova Convenção Colectiva...
Para além da actualização da tabela salarial ficou ainda definido um novo limite ao crédito à Habitação que passou agora para os 150 mil euros (30 mil contos), um valor acima dos 106 mil euros (21,3 mil contos) praticado pelas restantes instituições financeiras. Este novo acordo permite também o acompanhamento por parte do SNQTB da evolução da situação do Fundo de Pensões do Grupo BCP/Atlântico.
Dos cerca de 3.000 funcionários dos quadros do grupo bancário, cerca de mil ficam abrangidos com esta convenção. Graças a uma portaria de extensão publicada pelo Governo - contestada pelo BCP - os restantes quadros terão um aumento de 3,25%. Para o grupo este aumento serve apenas para eliminar o efeito da inflação uma vez que é na promoção por mérito e nos aumentos de nível que está o maior incentivo aos funcionários.
Segundo Afonso Pires Diz, presidente do SNQTB, este acordo «é uma genuína vontade das partes e sem ressalvas, sem intenções que limitem o documento». Para Filipe Pinhal, vice-presidente do Grupo BCP/Atlântico, «apesar de haver conflitos os interesses não são necessariamente antagónicos».