Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Mil milhões começam a "chegar às empresas já a partir desta semana"

O Governo lançou duas linhas de financiamento do Programa Capitalizar, para relançar o investimento "com toda a força" em Portugal. São mais de mil milhões de euros que começam a chegar já às pequenas e médias empresas nacionais.

Bruno Simão/Negócios
14 de Julho de 2016 às 15:09
  • ...

Mil milhões de euros estão a caminho das empresas portuguesas. O grande objectivo é retomar o investimento depois da queda verificada durante o programa de ajustamento, defende o Governo.

"O Programa Capitalizar vai chegar as empresas já a partir desta semana, sob a forma de financiamento e de apoio ao investimentos", disse o ministro da Economia esta quinta-feira, 14 de Julho, em Lisboa. 

"O financiamento das empresas é importante, temos de dar toda a força ao relançamento do investimento", afirmou Manuel Caldeira Cabral durante a cerimónia de lançamento dos novos instrumentos financeiros do Programa Capitalizar. "Este programa procura responder à queda do investimento que teve lugar durante o programa de ajustamento", acrescentou.


O dinheiro vai continuar a chegar às empresas ao longo do terceiro trimestre. A maior fatia vem da Linha de Crédito com Garantia Mútua: mil milhões para financiar projectos de investimento de pequenas e médias empresas, em particular o desenvolvimento ou a inovação de novos produtos e serviços. Com este instrumento, o Estado reforça as garantias concedidas às Sociedades de Garantia Mútua, que depois vão assegurar o financiamento bancário às empresas com spreads 20% a 30% mais baixo.

A fatia mais pequena (90 milhões) vem da Linha de Financiamento a Operações de Capital Reversível, uma "linha inovadora financia as empresas por entrada de capital, o retorno e feito por compra do capital pela própria empresas ou pelo investimento de terceiros".

Ver comentários
Saber mais Manuel Caldeira Cabral Garantia Mútua economia negócios e finanças Informação sobre empresas política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio