Notícia
Lucros do Totta aumentam 8,5% para 152,4 milhões de euros (act)
Os resultados líquidos do Banco Totta & Açores ascenderam a 152,4 milhões de euros nos primeiros nove meses deste ano, mais 8,5% que o registado em igual período de 2201, anunciou o banco controlado pelo Santander.
O Banco Totta & Açores registou um aumento do volume de negócio em 10,9% para 43,7 mil milhões de euros.
A rentabilidade dos capitais próprios subiu 1,5 pontos percentuais para 19,6%. O rácio de eficiência diminuiu 4,2%.
A margem financeira cifrou-se em 478,3 milhões de euros contra os 507,1 milhões de euros obtidos no período homólogo, influenciada pelo impacto das descidas das taxas de juro e pelo foco nos segmentos de produtos de menor risco.
No entanto, registaram-se aumentos quer no volume de crédito concedido (+12,6%), quer no volume de recursos de clientes (+10,8%).
A margem de serviços teve uma evolução positiva em 9,3% face ao mesmo período do ano passado. Este facto fica a dever-se sobretudo à incidência em determinados produtos de retalho como fundos de investimento e cartões.
Os custos de transformação decresceram 9,3%, em termos homólogos, consequência de uma redução significativa nos custos com pessoal que diminuíram 13,4% e dos gastos administrativos que diminuíram também em 0,7%.
Devido ao crescimento da rubrica provisões e outros resultados, os resultados antes de impostos cresceram 5,8%, inferior ao resultado de exploração que se cifrou em 9,3%.