Notícia
Lucros da Zon caem 6,7% no primeiro trimestre (act)
A Zon Multimédia revelou uma quebra de 6,7% dos resultados do primeiro trimestre, tendo terminado o período com 19,5 milhões de euros de lucros, um resultado que se situou acima das estimativas dos analistas.
(actualiza com mais informação)
A Zon Multimédia revelou uma quebra de 6,7% dos resultados do primeiro trimestre, tendo terminado o período com 19,5 milhões de euros de lucros, um resultado que se situou acima das estimativas dos analistas.
O resultado líquido da Zon desceram para os 19,5 milhões de euros, um valor que superou as estimativas dos analistas contactados pela Reuters, que apontavam para lucros de 17,8 milhões de euros.
No período em análise, a empresa registou um aumento de 7,1% das receitas de exploração para os 201,5 milhões de euros, de acordo com um comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
O EBITDA aumentou 9,1% para os 64,3 milhões de euros enquanto o EBIT desceu 40,3% para os 18,4 milhões de euros. A empresa liderada por Rodrigo Costa aumentou a margem EBITDA de 31,3 para 31,9%, quando no quarto trimestre a margem EBITDA foi de 28,4%.
No primeiro trimestre, a Zon aumentou o Capex (investimento de capital) em 84,3% para os 44,8 milhões de euros.
Em Março a dívida líquida situava-se nos 524,9 milhões de euros, contra 77,9 milhões de euros no mesmo período do ano passado. Contra o final de 2008 a dívida baixou 5%. A divida representa agora 2,1 vezes o EBITDA, sendo que o crescimento homólogo é também explicado pelo programa de recompra de acções próprias, pagamento de dividendos e aquisição da TVTel.
O crescimento da dívida justifica o aumento dos custos com juros, que passaram de 2,2 para 8,1 milhões de euros. O outro factor a penalizar as contas foi o aumento de 70,6% nas amortizações, para 46 milhões de euros. Com impacto positivo há a destacar a mais-valia de 16,9 milhões de euros com a venda de 40% da Sic Notícias.
Zon angaria 64,5 mil novos cllientes “triple play”
O ARPU – receita média por cliente – cresceu 3,5% face ao mesmo período do ano passado para os 32,7 euros.
No que respeita a número de clientes, a Zon registou um acréscimo de 2,2% para os 1,59 milhões de subscritores, com os clientes "triple play" a aumentarem de 107,3 mil para os 339,8 mil, representando 29% da base de clientes, contra 10% um ano antes. No primeiro trimestre a Zon captou 64,5 mil novos clientes “triple play”..
Ainda relativo a clientes, a empresa perdeu 18,2 mil clientes nos primeiros três meses do ano quando comparado com o último trimestre de 2008.
A Zon realça que tem 184 mil ZON Box instaladas, das quais 93 mil foram instaladas no primeiro trimestre deste ano.
No que respeita ao serviço de banda larga, a empresa verificou 27 mil novas adesões e nas telecomunicações de voz 72,8 mil.
A Zon Multimédia revelou uma quebra de 6,7% dos resultados do primeiro trimestre, tendo terminado o período com 19,5 milhões de euros de lucros, um resultado que se situou acima das estimativas dos analistas.
No período em análise, a empresa registou um aumento de 7,1% das receitas de exploração para os 201,5 milhões de euros, de acordo com um comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
O EBITDA aumentou 9,1% para os 64,3 milhões de euros enquanto o EBIT desceu 40,3% para os 18,4 milhões de euros. A empresa liderada por Rodrigo Costa aumentou a margem EBITDA de 31,3 para 31,9%, quando no quarto trimestre a margem EBITDA foi de 28,4%.
No primeiro trimestre, a Zon aumentou o Capex (investimento de capital) em 84,3% para os 44,8 milhões de euros.
Em Março a dívida líquida situava-se nos 524,9 milhões de euros, contra 77,9 milhões de euros no mesmo período do ano passado. Contra o final de 2008 a dívida baixou 5%. A divida representa agora 2,1 vezes o EBITDA, sendo que o crescimento homólogo é também explicado pelo programa de recompra de acções próprias, pagamento de dividendos e aquisição da TVTel.
O crescimento da dívida justifica o aumento dos custos com juros, que passaram de 2,2 para 8,1 milhões de euros. O outro factor a penalizar as contas foi o aumento de 70,6% nas amortizações, para 46 milhões de euros. Com impacto positivo há a destacar a mais-valia de 16,9 milhões de euros com a venda de 40% da Sic Notícias.
Zon angaria 64,5 mil novos cllientes “triple play”
O ARPU – receita média por cliente – cresceu 3,5% face ao mesmo período do ano passado para os 32,7 euros.
No que respeita a número de clientes, a Zon registou um acréscimo de 2,2% para os 1,59 milhões de subscritores, com os clientes "triple play" a aumentarem de 107,3 mil para os 339,8 mil, representando 29% da base de clientes, contra 10% um ano antes. No primeiro trimestre a Zon captou 64,5 mil novos clientes “triple play”..
Ainda relativo a clientes, a empresa perdeu 18,2 mil clientes nos primeiros três meses do ano quando comparado com o último trimestre de 2008.
A Zon realça que tem 184 mil ZON Box instaladas, das quais 93 mil foram instaladas no primeiro trimestre deste ano.
No que respeita ao serviço de banda larga, a empresa verificou 27 mil novas adesões e nas telecomunicações de voz 72,8 mil.