Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lucros da Martifer caem 80% no trimestre

O resultado líquido da Martifer nos três primeiros meses de 2009 caiu 80%, ao fixar-se em 100 mil euros, contra 500 mil no período homólogo do ano passado.

28 de Maio de 2009 às 19:13
  • 7
  • ...
O resultado líquido da Martifer nos três primeiros meses de 2009 caiu 80%, ao fixar-se em 100 mil euros, contra 500 mil no período homólogo do ano passado.

Os proveitos operacionais do Grupo Martifer foram de 211,7 milhões de euros, o que corresponde a mais 33% face ao mesmo período de 2008, referiu a empresa em comunicado à CMVM.

Este crescimento resulta principalmente do crescimento de actividade na área de negócio de equipamentos para energia (+99%) e de agricultura & biocombustíveis (+36%), salienta o documento.

Os resultados operacionais antes de amortizações e provisões – EBITDA – ascenderam a 14,9 milhões de euros, representando um crescimento de 18% e uma margem EBITDA de 7,0%.

A margem EBITDA diminuiu 0,9 pontos percentuais face ao verificado no primeiro trimestre de 2008, essencialmente devido à menor contribuição da área de negócio de equipamentos para energia, principalmente resultante do início de actividade das novas unidades industriais no final de 2008, e ao menor contributo da actividade de construção de parques solares chave-na-mão, sublinha o comunicado.

O grupo liderado por Carlos Martins recorda que, desde 1 de Janeiro de 2009, o grupo alterou o método de consolidação das subsidiárias Repower Portugal e Ventipower, detidas pelo grupo a 50% e 31,6% respectivamente, de integral para proporcional.

“Esta alteração deve-se à perda do direito de nomear o presidente do Conselho de Administração da Repower Portugal, decorrente da rotatividade do lugar prevista no acordo parassocial existente entre a Martifer e a Repower Systems AG. Não houve qualquer alteração da participação no capital social destas subsidiárias no período terminado a 31 de Março de 2009”, diz o documento.

O impacto desta alteração de método de consolidadação na posição financeira consolidada da Martifer foi de uma diminuição de 23,1 milhões de euros no activo total líquido, uma diminuição de 18,0 milhões de euros no passivo total, uma diminuição de cinco milhões de euros nos interesses minoritários e negligenciável a nível do capital próprio antes de minoritários.

Na demonstração de resultados, o impacto foi uma redução nos proveitos consolidados de 13,4 milhões de euros, de 1,1 milhões de euros no EBITDA e de 796 mil euros no resultado líquido do período, salienta ainda o comunicado.

Na sessão de hoje, a Martifer encerrou a cair 0,81% para 3,68 euros.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio