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Lucros da JM crescem 38,1% e superam estimativas (act)

Os lucros da Jerónimo Martins cresceram 38,1% para os 121,4 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, atingindo um valor que superou as previsões dos analistas.

30 de Outubro de 2008 às 08:16
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Os lucros da Jerónimo Martins cresceram 38,1% para os 121,4 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, revelou a empresa em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Estes resultados superaram as estimativas dos analistas consultados pela Reuters que apontavam para lucros de 111,9 milhões de euros.

Segundo a mesma fonte, as vendas avançaram 32% para os cinco mil milhões de euros no período em análise enquanto o EBITDA, ou “cash flow” operacional” aumentou 37% para os 331,9 milhões de euros.

Os analistas consultados pela Reuters previam, em média, vendas de 4,982 mil milhões de euros e um EBITDA de 330,3 milhões de euros.

A empresa sublinha que os primeiros nove meses do ano “foram marcados pelo sucesso da aquisição da Plus, em Portugal e na Polónia, pelo início da conversão das lojas compactas do Feira Nova e pelo lançamento da nova imagem de marca do Pingo Doce, já implementada em toda a cadeia”.

Segundo a mesma fonte, a evolução da margem EBITDA consolidada “reflecte o desempenho muito positivo da Biedronka, mas também a solidez das margens das restantes áreas de negócio”.

A Biedronka registou, nos nove meses, um “notável” crescimento, em zloty, de 37,2% das vendas totais em resultado de 86 novas lojas (+13,8% de área de venda) em relação ao mesmo período do ano anterior e de um aumento de 23,7% das vendas LFL.

Em Portugal, o Pingo Doce “manteve o forte desempenho dos últimos trimestres, registando, no 3T08, um crescimento de 10,7% do LFL. Para o crescimento de 32,9% das vendas totais, que atingiram 1.083,4 milhões de euros nos primeiros 9 meses do ano, contribuíram as lojas Plus com uma média de 140 dias de vendas, correspondendo a 78 milhões de euros, bem como 3 lojas compactas convertidas de Feira Nova para Pingo Doce”, explica a retalhista.

Gestão “mantém uma visão positiva” para os resultados anuais

A mesma fonte sublinha que a Gestão “mantém uma visão positiva em relação à evolução das vendas e resultados para o ano, com uma tendência estável ou ligeiramente positiva da margem EBITDA consolidada”

Em Portugal, na área de retalho “prevê-se manter um sólido desempenho, apesar de se ter de considerar a margem inferior das lojas Plus. Neste contexto, espera-se continuar a registar uma sólida evolução das vendas LFL, abrir um total de cerca de 15 supermercados no ano e prosseguir com o processo de conversão das lojas Plus, contando até ao fim do ano com 15 lojas totalmente convertidas”.

No que respeita ao crescimento orgânico, a Biedronka continuará focada no crescimento de vendas (com mais de 100 novas lojas no ano e um crescimento esperado LFL das vendas de cerca de 20%) e liderança de preço, conclui a mesma fonte.

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