Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lucro da Galp bate os 608 milhões nos primeiros nove meses do ano

No acumulado do ano, os lucros da Galp deram um salto de 86% em relação aos primeiros nove meses de 2021.

A gestora alemã comprou à Galp 75% da Galp Gás Natural Distribuição.
Pedro Zenkl
  • ...
A Galp registou lucros ajustados de 608 milhões de euros no acumulado dos primeiros nove meses do ano, um salto de 86% relação aos 327 milhões obtidos em igual período de 2021, informou a empresa num relatório enviado esta segunda-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Ainda assim, olhando apenas para o terceiro trimestre do ano, quando a petrolíferia obteve 187 milhões de euros de lucros, os resultados ficaram abaixo das expectativas dos analistas.

De acordo com a demonstração de resultados, no primeiros nove meses o EBITDA ajustado (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) chegou aos 2,9 mil milhões de euros, face aos 1,7 mil milhões registados no período homólogo. 

Já no trimestre, o EBITDA ajustado da Galp alcançou os 784 milhões de euros, mais 29% que os 607 milhões do primeiro semestre de 2021.

De acordo com as estimativas da Bloomberg, estes resultados ficam abaixo do antecipado: os analistas previam lucros trimestrais de 205 milhões (quase mais 10% que os verificados) e um EBITDA de 914,2 milhões (+16%).

A Galp diz que os resultados do terceiro trimestre "refletem um desempenho operacional forte em todos os segmentos de negócio, com as atividades de 'upstream' [extração de petróleo] e industrial a captarem o forte ambiente macro". A petrolífera diz ainda que a dívida pôde ser reduzida neste período.

No acumulado dos nove meses de 2022, o Capex, o investimento em bens de capital, totalizou 924 milhões, a maioria direcionados para a extração de petróleo e para a execução do portfólio de renováveis, bem como para a aquisição da Titan Solar. Em julho, a Galp adquiriu os 24,99% que ainda não detinha da empresa.
Ver comentários
Saber mais Galp CMVM Informação sobre empresas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio