Notícia
Lisboa-Madrid obriga a trocar de comboio mesmo com nova linha de Évora
A partir de 2026, a viagem entre as duas capitais ibéricas deverá demorar cerca de seis horas e 30 minutos. Necessidade de transbordo em Elvas deve-se ao facto de não haver compatibilidade entre sistemas de apoio à condução na Península Ibérica.
Vai ser preciso mudar de comboio para viajar de comboio entre Lisboa e Madrid, mesmo com a nova linha entre Évora e Elvas que deverá abrir em 2026, avança esta quinta-feira o Diário de Notícias. A troca deve-se ao facto de não haver compatibilidade entre sistemas de apoio à condução na Península Ibérica.
O Ministério das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, revela que a nova linha Évora-Elvas vai ter mesmo serviço de passageiros, corrigindo declarações anteriores de que estaria apenas a "ponderar" essa possibilidade quando estivesse concluída a ligação de alta velocidade. Assim, a partir de 2026, a viagem entre as duas capitais ibéricas deverá demorar cerca de seis horas. Porém, com a necessidade de transbordo, o tempo de viagem deverá subir cerca de meia hora, para um total de seis horas e 30 minutos.
Está, no entanto, afastada a possibilidade de haver só um comboio direto entre Lisboa e Madrid. O Ministério liderado por Miguel Pinto Luz adianta que está previsto que "a operação inicie com a CP a operar um comboio entre Lisboa e Elvas e o serviço Alvia, da [espanhola] Renfe, a assegurar a ligação Elvas-Madrid".