Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Linkedin rende mais de 70% três meses depois do IPO

Rede social mais do que duplicou de valor no primeiro dia de negociação. Três meses depois, continua bem acima do preço de estreia nos EUA.

18 de Agosto de 2011 às 20:06
  • ...
O LinkedIn celebrou o terceiro mês em bolsa com ganhos. As acções da rede de contactos profissionais, que mais do que duplicaram de valor logo na sessão de estreia na bolsa de Nova Iorque, não têm sido imunes à turbulência dos mercados accionistas. No entanto, conservam uma valorização expressiva. Quem investiu, vê a sua aplicação acumular um ganho de mais de 70%.

Os títulos do LinkedIn foram colocados no mercado a 45 dólares, cada. Três meses depois, as acções valem 78 dólares. Seguem hoje a perder 4,53%, em mais um dia marcado por fortes quedas nas praças mundiais, perante receios dos investidores de que a economia global não consiga evitar uma nova recessão. Apesar da queda, o saldo continua positivo.

A rede de contactos profissionais apresenta um retorno de 73%, desde a oferta pública inicial (IPO na sigla anglo-saxónica). O grande entusiasmo demonstrado pelos investidores no “roadshow” levou a empresa a elevar o preço dos títulos. O preço indicativo dado pelos bancos que intermediaram a operação era de 32 a 35 dólares. Mesmo com um valor mais alto, as acções da empresa liderada por Reid Hoffman (na foto) dispararam logo no primeiro dia de negociação.

Chegou a ganhar um máximo de 172%, para terminar a sessão inaugural com uma valorização de 109,44%. O máximo histórico foi atingido nesse mesmo dia, quando as acções da rede social tocaram nos 122 dólares. Desde meados de Julho, as acções começaram a recuar. Face ao recorde registam uma quebra de 36%.

O LinkedIn conserva um ganho expressivo, mas não tem sido imune à turbulência nas bolsas. O nervosismo dos investidores está a atrasar a entrada no mercado de outros sucessos da Internet. A dona do Farmville, a Zynga, já entregou na SEC (o regulador do mercado norte-americano) o prospecto para a admissão das acções à bolsa, mas continua sem dar o último passo.

Há outras empresas que são aguardadas com grande expectativa como, obviamente, do Facebook, e a Rovio. A fabricante do “Angry Birds” – um dos jogos mais populares entre os utilizadores dos equipamentos da Apple – já admitiu ir para a bolsa, nos próximos três anos. A revista “Forbes” avalia-a entre 700 e 1.000 milhões de dólares. Peter Vesterbacka, um executivo da Rovio, diz que esta avaliação é muito baixa.
Ver comentários
Saber mais rede social LinkedIn IPO
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio