Notícia
Farmacêuticas Eli Lilly e GlaxoSmithKline com resultados abaixo das expectativas
A Eli Lilly e GlaxoSmithKline apresentaram resultados abaixo do esperado pelos analistas. Ambas as farmacêuticas reviram em baixa as estimativas das vendas devido à concorrência dos genéricos.
A GlaxoSmithKline apresentou lucros de 785 milhões de libras (1,245 mil milhões de euros), o dobro do ano anterior. No entanto, no período transacto, a empresa contabilizou a maior parte dos custos de reestruturação que prejudicaram os resultados no período homólogo.
Sem contar com os custos da fusão, os lucros da empresa foram de 977 milhões de libras (1,55 mil milhões de euros), contra os 1,04 mil milhões de libras (1,59 mil milhões de euros) esperados pelos analistas.
A introdução de medicamentos genéricos no mercado Inglês foi a principal razão para a quebra nos resultados. O Advair, um medicamento para a asma, é agora o segundo produto mais vendido pela empresa após o antibiótico Augmentin ter sido substituído pelos medicamentos genéricos disponíveis no mercado.
A Eli Lilly apresentou lucros de 683,9 milhões de dólares (701,15 milhões de euros) contra os 570 milhões de dólares (584,3 milhões de euros) obtidos no período homólogo. As contas da empresa no mesmo período do ano passado foram prejudicadas por provisões.
A empresa fez um revisão, em baixa, dos resultados deste ano, depois do Prozac ter começado a sofrer o efeito substituição devido à introdução de medicamentos genéricos similares no mercado norte-americano.
A farmacêutica norte-americana espera, no final do ano, que os lucros se situem entre 2,55 e 2,57 dólares por acção, valores abaixo dos 2,60 dólares estimados pelos analistas.
A Glaxo caia 4,5% para as 1,27 libras (2,01 euros) e a Eli Lilly perdia 7,4% para 58,34 dólares (59,72 euros).