Notícia
Euro Atlantic prepara alterações da estrutura accionista
A Euro Atlantic, operadora de voos «charter» está a preparar mudanças na sua estrutura accionista que passam pela entrada da Pestana Turismo SGPS no capital.
A Euro Atlantic, operadora de voos «charter» está a preparar mudanças na sua estrutura accionista que passam pela entrada da Pestana Turismo SGPS no capital.
Segundo o presidente da Euro Atlantic, Tomaz Metello, há conversas em desenvolvimento para a venda de uma participação, em princípio, minoritária a esta sociedade do Grupo Pestana.
Há quatro avaliações da Euro Atlantic para este negócio, mas ainda não está decidido quem vende e quanto vende. O processo, disse o presidente da empresa hoje em conferência de imprensa, deverá ficar clarificado dentro de um mês.
A venda não passa por um aumento de capital, embora esta opção possa vir a ser equacionada no futuro, se a empresa mantiver o ritmo de crescimento.
Tomaz Metello, sócio fundador com 25% da companhia admite mesmo ceder a sua posição se o preço for bom.
O capital da Euro Atlantic, de quase cinco milhões de euros, é controlado em 25% por Tomaz Metello, 20% por Danielle Metello, 45% pela Anglotel e 25% pela Quanlux.
Estas duas últimas sociedades, com sede no Luxemburgo, controlam a maioria do capital, mas Tomaz Metello recusou-se a identificar os seus accionistas alegando serem sociedade anónimas. A Euro Atlantic aparece já como participada do Grupo Pestana na informação institucional deste grupo, mas não foi possível confirmar qual a dimensão da sua participação nesta companhia aérea.
A Euro Atlantic apresentou no primeiro semestre do ano resultados operacionais de 5,8 milhões de euros, o que representa um acréscimo de 35% face ao valor apurado para todo o ano de 2004.
Com base nesta «performance», a empresa espera vir, pelo menos, a duplicar os lucros no final deste ano face ao alcançado em 2004, cerca de 1,3 milhões de euros. Na primeira metade do ano, os proveitos operacionais ascenderam a 40,5 milhões de euros.