Notícia
Eni recebe à cabeça até 667 milhões de euros pela Galp
A Eni vai receber logo o encaixe da sua saída do capital da Galp Energia que pode chegar aos 667 milhões de euros, incluindo dividendos. Nos termos do acordo assinado na sexta-feira passada, entre os accionistas da Galp Energia e o Estado, está pressupost
A Eni vai receber logo o encaixe da sua saída do capital da Galp Energia que pode chegar aos 667 milhões de euros, incluindo dividendos. Nos termos do acordo assinado na sexta-feira passada, entre os accionistas da Galp Energia e o Estado, está pressuposto que o grupo italiano receba o montante correspondente à sua participação, quando se concretizar a troca de acções.
O prazo previsto para a conclusão das transacções que foram objecto de acordo é de 31 de Março.
Para além do valor de referência fixado para sua saída da Galp de 650 milhões de euros, a Eni tem ainda direito aos dividendos relativos a 2003, ano em que a empresa teve resultados de 247 milhões de euros, até ao montante de 17 milhões de euros. Se os dividendos que cabem aos italianos forem superiores, essa diferença será deduzida nos 650 milhões de euros.
O pagamento à Eni será financiado por um intermediário financeiro, um negócio bancário onde deverá participar a Caixa Geral de Depósitos, soube o Jornal de Negócios. Será a esse intermediário financeiro que a Parpública terá que pagar no prazo de dois anos, sendo que a partir de Julho começam a contabilizar juros.