Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Encontro num hotel romântico termina numa aquisição de 15,3 mil milhões de dólares

A Axa estava a tentar conquistar a maior aquisição da sua história, e as coisas ficaram sérias num hotel romântico nas margens do Lago de Zurique.

Romantik Seehotel Sonne
10 de Março de 2018 às 15:00
  • ...

Foi onde administradores da gigante francesa e da XL Group, recém-saídos da reunião anual da elite mundial no resort de esqui de Davos, se encontraram no final de Janeiro para discutir um acordo. As negociações foram frutíferas, desencadearam uma série de telefonemas transatlânticos diários - que depois passaram a acontecer quase de hora em hora - e culminaram numa aquisição da seguradora das Bermudas, identificada pelo cognome "Lynx" nas reuniões secretas, por 15,3 mil milhões de dólares (12,4 mil milhões de euros).

 

Este relato dos acontecimentos que levaram ao acordo é o resultado de reuniões e entrevistas oficiais e oficiosas com mais de meia dúzia de pessoas ligadas ao processo.

 

As conversas no Romantik Seehotel Sonne consolidaram a relação e a crença numa cultura comum que Thomas Buberl, CEO de 44 anos da Axa, e Mike McGavick, da XL, notaram numa reunião que decorreu em Novembro, em Nova Iorque.

 

"Foi um daqueles encontros estranhos em que se sente que um completava as frases do outro", revelou McGavick, de 60 anos, numa conversa com jornalistas, onde descreveu as discussões iniciais dos presidentes executivos no escritório da Axa nos EUA. Encontraram-se novamente em Paris poucas semanas depois para que o presidente da XL, Greg Hendrick, conhecesse Buberl.

 

Quando a importante reunião na Suíça aconteceu, as conversas entre as duas empresas fluíam "de um lado para o outro, de um lado para o outro", nas palavras de McGavick. Mas isso não significa que não tenha havido obstáculos no caminho: a Axa, cognome "Sapphire", precisava vencer a rival alemã Allianz, de maior porte, e outros pretendentes, alguns dos quais andavam a rondar a XL há pelo menos seis meses, atraídos pela sua unidade de acidentes nos EUA.

 

Entre os potenciais concorrentes estava a Hartford Financial Services Group, que realizou negociações informais de forma intermitente com a XL durante cerca de dois anos. Um representante da Hartford não quis comentar.

 

Prémio enorme

 

Há alguns dias, "decidimos colocar as nossas equipas em acção, para ver se conseguiam trabalhar em condições extremas e desagradáveis para organizar um acordo muito complexo", brincou McGavick no briefing com a imprensa, em Paris.

 

A Axa finalmente fechou o acordo com uma oferta de 57,60 dólares por acção, o que representa um prémio enorme de 54% sobre o preço de fecho da XL no início de Fevereiro.

 

(Texto original: Date at a Romantic Swiss Hotel Ends With $15.3 Billion Takeover)

Ver comentários
Saber mais Axa Lynx Romantik Seehotel Sonne Thomas Buberl Mike McGavick Sapphire
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio