Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Empresa de Leiria imprime “Mini Marcelo” em 3D

Duas réplicas do Presidente da República em material cerâmico vão adornar o Palácio de Belém. Veja o vídeo sobre a produção da CODI, desde a digitalização aos acabamentos do boneco presidencial.

13 de Junho de 2017 às 18:42
  • ...

Duas pequenas estatuetas de Marcelo Rebelo de Sousa, impressas a três dimensões (3D) pela CODI, estão na Zona Industrial de Marrazes, no concelho de Leiria, à espera de luz verde da Presidência da República para seguirem para o Palácio de Belém, em Lisboa.

 

Menos de um mês após ter digitalizado o chefe de Estado, à margem do 14.º Encontro Nacional de Inovação da COTEC, realizado em Matosinhos, a empresa liderada por Moisés Domingues já imprimiu os dois bonecos à escala – um com 35 e outro com 25 centímetros – e está agora a "produzir uma base em impressão 3D, que servirá como caixa".

 

O director de marketing da CODI, Francisco Aguiar, disse ao Negócios que está "a aguardar a confirmação para uma audição" em Belém, para mostrar ao Presidente eleito em 2016 o resultado do serviço "Mini Me", um sistema de impressão 3D em material cerâmico, cuja produção pode demorar entre oito e dez dias úteis. A empresa, fundada em 1995 e detida pelo grupo ínCentea desde o início desta década, aproveitou o Dia de Portugal para partilhar um vídeo sobre o fabrico do "Mini Marcelo".

 

 

O processo de digitalização começou com o Presidente da República a girar numa plataforma, enquanto o "scanner" gerava o ficheiro tridimensional no computador. Seguiu-se o trabalho de edição gráfica, a impressão e os acabamentos. "A captação de imagens ficou bastante boa. No entanto, é sempre necessários efectuar algumas correcções básicas e comuns em texturas, sombras e cores", detalhou o responsável da empresa leiriense, que opera também nas áreas do fabrico aditivo e do software 3D.

Ver comentários
Saber mais Empresas indústria digitalização impressão 3D Marcelo Rebelo de Sousa Presidente da República CODI Leiria Francisco Aguiar
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio