Notícia
Electrobrás entra no projecto Peixe Angical
A Furnas, empresa do grupo público Electrobrás, vai assumir 40% do projecto hidroeléctrico de Peixe Angical no Brasil através de um acordo com a EDP que reduz a sua posição neste empreendimento de 95% para 59%.
A Furnas, empresa do grupo público Electrobrás, vai assumir 40% do projecto hidroeléctrico de Peixe Angical no Brasil, através de um acordo com a EDP e com o grupo Rede. A Eléctrica portuguesa reduz a sua posição neste empreendimento de 95% para 59%, e os brasileiros do grupo Rede baixam de 5% para 1%.
Ao mesmo tempo, o grupo português garantiu que 50% do financiamento deste projecto seja assumido pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social do Brasil).
Com este acordo, a EDP consegue reduzir o seu esforço financeiro neste projecto em 917 milhões de reais (cerca de 276,4 milhões de euros), a valores de Agosto.
As duas medidas, de acordo com um comunicado da EDP, vão permitir o relançamento deste investimento que estava suspenso há cerca de um ano por não se terem verificado as condições de financiamento inicialmente previstas.
Estão ainda criadas as condições para garantir a entrada em funcionamento deste projecto no Rio Tocantins em 2006.
O acordo hoje anunciado assume, segundo fonte da EDP, a fórmula da parceria público privado, um modelo ainda pouco generalizado no Brasil.
As acções da EDP [EDP] encerraram hoje a cair 0,99%, para dois euros.