Notícia
EDP diz não está definida posição a adquirir na Hidrocantábrico
A Electricidade de Portugal disse ao Negocios.pt não estar ainda definida a posição a adquirir na Hidrocantábrico, mas reiterou estar em negociações com a alemã EnBW, um dos accionistas da eléctrica espanhola.
Segundo fonte oficial da EDP [EDP], «estão a decorrer conversações com a EnBW com vista a um reforço na Hidrocantábrico, mas não foi ainda definida qual a percentagem a adquirir».
A imprensa espanhola noticiou hoje, que a EDP e a Cajastur pretendem adquirir uma participação adicional de 20% na Hidrocantábrico, estando a desenvolver esforços nesse sentido.
A EDP e a Cajastur lançaram uma oferta pública de aquisição (OPA) concorrente, através de uma sociedade formada para o efeito e denominada Adygensival, garantindo uma participação de 19,2% no capital da empresa espanhola, enquanto a Cajastur controla sozinha 15% da Hidrocantábrico.
A alemã EnBW, participada pela Eléctricité de France (EDF), apoiou uma OPA lançada pela espanhola Ferroatlántica, sobre a Hidrocantábrico, tendo assegurado uma posição de 59,66% no capital da eléctrica asturiana.
Francisco Sánchez, presidente da eléctrica portuguesa, afirmou recentemente, na apresentação dos resultados semestrais, que a EDP e a Cajastur pretendem garantir uma «posição accionista maioritária de controlo» na Hidrocantábrico.
Às 10h21, a EDP ganhava 3,21% para os 2,89 euros (579 escudos).