Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EDP considera reestruturação do sector energético adequada

A EDP considera que o plano de reestruturação para o sector energético, apresentado hoje pelo Governo, se adequa e é compatível com os objectivos da empresa, acrescentando que se encontra a estudar e a analisar o documento.

03 de Abril de 2003 às 19:30
  • ...
A Electricidade de Portugal (EDP) considera que o plano de reestruturação para o sector energético, apresentado hoje pelo Governo, se adequa e é compatível com os objectivos da empresa, acrescentando que se encontra a estudar e a analisar o documento.

Num comunicado veiculado pela empresa liderada por Francisco Sánchez, a eléctrica [EDP] afirma que a proposta «estabelece um quadro adequado de desenvolvimento para o sector energético português, permitindo-lhe encarar com acrescida confiança o posicionamento da EDP no mercado ibérico».

O mesmo documento acrescenta que a empresa irá estudar e analisar com todo o cuidado as Recomendações Estratégicas para o Sector Energético Português, reafirmando a sua total disponibilidade e empenho para participar activamente no processo de reestruturação projectado, tendo em atenção os interesses do Grupo EDP nas empresas do sector energético e o objectivo de acrescentar valor para os seus

accionistas».

O plano apresentado prevê que a EDP [EDP] passe a integrar a Gás de Portugal (GDP), uma unidade até agora sob a alçada da Galp Energia.

Em conferência de imprensa, o ministro da Economia considerou que a EDP pode não controlar a totalidade do capital da Gás de Portugal, mas sim deter apenas uma maioria.

«Qualquer das soluções (da maioria ou totalidade do GDP) é compatível com este modelo», disse o ministro da Economia Carlos Tavares, admitindo que a ENI possa ser um dos accionistas da nova empresa.

A Galp Energia ficará igualmente sem a Transgás, a unidade que opera a infra-estrutura de transporte do gás, que deverá ser integrada na sua congénere para a electricidade, a Rede Eléctrica Nacional (REN).

As acções da EDP fecharam nos 1,62 euros, a descer 1,22%.

Resumo relatório

Comunicado Conjunto Sector Energético

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio