Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EDP aumenta lucros para 940,1 milhões de euros e supera estimativas (act.)

A Energias de Portugal (EDP) anunciou um aumento dos lucros de 41,3% , nos primeiros nove meses do ano, totalizando os 940,1 milhões de euros, um número que superou as estimativas dos analistas.

05 de Novembro de 2008 às 17:42
  • 6
  • ...
A Energias de Portugal (EDP) anunciou um aumento dos lucros de 41,3% , nos primeiros nove meses do ano, totalizando os 940,1 milhões de euros, um número que superou as estimativas dos analistas.

A impulsionar os resultados esteve a oferta pública inicial de venda da unidade de Renováveis que contribuiu com mais de 400 milhões de euros para os resultados da empresa.

O resultado líquido da eléctrica cresceu para os 940,1 milhões de euros, o que compara com os 665,2 milhões obtidos em igual período do ano passado, e com os 875,1 milhões estimados pelos analistas consultados pela Reuters.

No comunicado enviado para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa liderada por António Mexia revela que o lucro foi “impulsionado por diversos ganhos de capital no valor de 482 milhões de euros”, um valor que inclui os 405 milhões de euros “decorrentes da diluição da posição da EDP na EDP Renováveis resultante do IPO”.

Por outro lado, os resultados foram afectados por alterações de enquadramento regulatório e pela operação de permuta de activos da Enersul.

Excluindo os itens extraordinários, os lucros da EDP teriam crescido 7% para os 714 milhões de euros.

As receitas da eléctrica aumentaram em 19% para os 10,26 mil milhões de euros, uma evolução fomentada pelo crescimento observado nas vendas de electricidade e de “outras vendas”. Já os segmentos de gás e de prestação de serviços registaram quebras nos proveitos.

A margem bruta da EDP aumentou em 7,2% para os 3,68 mil milhões de euros.

O EBITDA da eléctrica cresceu 15,7% para os 2,37 mil milhões de euros e o EBIT avançou 14,8% para os 1,46 mil milhões de euros.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio