Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Documentos da Shell enterrados no deserto perto de Las Vegas

Um representante do Ministério Público está a considerar dar início a uma investigação à petrolífera Shell depois de terem sido encontrados milhares de documentos enterrados no deserto, perto de Las Vegas,

29 de Maio de 2003 às 18:56
  • ...
Um representante do Ministério Público está a considerar dar início a uma investigação à petrolífera Shell depois de terem sido encontrados milhares de documentos enterrados no deserto, perto de Las Vegas, pertencentes à Texas–New Mexico Pipeline Company, uma empresa da Shell.

O delegado público diz que «pretende determinar se houve uma razão razoável para estes registos serem enterrados, ou se existe uma potencial actividade criminal envolvida nos documentos».

Os papéis, que foram enterrados perto do pipeline da companhia, referem-se a dados ambientais, mapas e informações financeiras.

O porta-voz da Shell disse que foi dado inicio a uma investigação e que a companhia não desculpa este tipo de destruição de documentos.

Os papéis foram encontrados na sexta–feira passada, a cerca de 40 Km a sudeste de Las Vegas, depois de um antigo funcionário da empresa ter comunicado o facto aos advogados que investigavam um caso de derrame de petróleo nas redondezas.

A EOTT Energy, uma empresa com sede em Houston, que comprou recentemente alguns activos da Texas–New Mexico Pipeline Company, está a ser processada por residentes locais devido a um estrago ambiental alegadamente causado por uma fuga do pipeline.

Os locais dizem que a água potável foi contaminada no início dos anos 90.

A EOTT não aceita a responsabilidade alegando que na altura do derrame o pipeline pertencia à Shell. A empresa refere ainda que nunca foi avisada pela petrolífera do estrago ambiental.

por Filipa Lino

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio