Notícia
CTT participam em três agendas mobilizadoras do PRR
Os correios de Portugal anunciaram esta quarta-feira que vão participar em três projetos de inovação do PRR. As iniciativas estão relacionadas com a modernização de operações e mobilidade sustentável e inteligente.
Os Correios de Portugal vão participar em três agendas mobilizadoras para a inovação empresarial no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, revelou a empresa em comunicado.
Os projetos, que vão ser desenvolvidos pelos Correios juntamente com parceiros, inserem-se na quinta componente, de capitalização empresarial, integrada na dimensão "resiliência" do PRR.
O primeiro projeto Produtech R3 tem em vista "soluções robotizadas no chão de fábrica, para paletização automática; e de robótica móvel com AMRs ("autonomous mobile robots"), para rebocador de carros logísticos e para transporte interno de paletes ou contentores", na área operacional dos CTT e CTT Expresso, explica a empresa.
No caso da iniciativa Be.Neutral, esta tem como objetivo a participação em soluções na vertente de logística urbana, nomeadamente um novo veículo de quatro rodas, "tracking" de viaturas e objetos e "hubs" de carregamento elétrico.
Já o projeto Route 25 centra-se na condução autónoma, recolha de dados, respetiva análise e representação em plataformas especializadas.
"A participação dos CTT nestas agendas do PRR constitui uma oportunidade muito positiva para testar tecnologias e soluções inovadoras, assim como permitirá também o alargamento da rede de parcerias com entidades do sistema científico e tecnológico, bem como de outras indústrias e sectores, desenvolvendo sinergias e potenciais futuras colaborações", explica o diretor de digital, transformação e inovação dos CTT, Nuno Matos.