Notícia
CP relança projecto de ligar a linha de Cascais à Cintura
A CP quer relançar o projecto de ligação da linha de Cascais à linha de Cintura. O projecto parte da ligação das duas linhas feita a partir de Alcântara através de um desnivelamento que permitiria estender a Linha de Cascais a outras zonas de Lisboa.
Os passageiros do serviço de comboios suburbanos de Lisboa da CP estarão dispostos a aceitar um aumento médio do tarifário entre os 5% e os 10%, desde que este seja acompanhado de um aumento visível da qualidade da oferta, defendeu o presidente da CP, Martins de Brito, em declarações ao Canal de Negócios (www.negocios.pt).
A CP fez uma proposta de reestruturação tarifária que aponta sobretudo para a simplificação do número de opções e que será avaliada no quadro do novo modelo para a área metropolitana de Lisboa. Martins de Brito reconhece contudo que a melhoria do serviço não depende só da CP.
Aliás, o serviço suburbano de passageiros de Lisboa é um bom exemplo disso. Os investimentos e da efectiva melhoria da qualidade não travaram a perda de passageiros que nos últimos 12 meses andará entre 1% a 1,5%. Na linha de Cascais a queda é de 2%. Acessibilidades às estações, parqueamentos e novos meios de transporte entre a casa e o comboio são as vias apontadas.
Quanto a novo material circulante, a CP ainda está a elaborar o orçamento para 2004, mas Martins de Brito reconhece que a compra de locomotivas eléctricas para o transporte de mercadorias é uma prioridade. Mas está a ser revisto o número de unidades previsto que era de 25. Já o material para a ligação Lisboa a Paris não é uma prioridade da CP, disse.