Notícia
Concurso para a linha Évora-Elvas será lançado dentro de 3 meses
A ferrovia contará no próximo ano com um investimento de 364 milhões de euros, quer para infraestrutura quer para material circulante.
O ministro do Planeamento e das Infraestruturas salientou esta segunda-feira, 6 de Novembro, no Parlamento que no próximo ano serão mobilizados para a ferrovia 364 milhões de euros, quer para infraestruturas quer material circulante.
Na audição no âmbito da apreciação na especialidade do Orçamento do Estado para 2018, Pedro Marques destacou que no próximo ano estará em obra ou em contratação 800 quilómetros de ferrovia, dos 1.193 quilómetros abrangidos pelo plano ferrovia 2020 avaliado em 2,7 mil milhões de euros.
Na intervenção inicial, o ministro disse que espera lançar nos próximos três meses a primeira grande obra, entre Évora e Elvas, um concurso de 70 milhões de euros.
Também no início de 2018, acrescentou, será adjudicado a obra no troco Elvas - Fronteira.
Entre outras intervenções, Pedro Marques destacou ainda que este mês de Novembro será adjudicado o concurso Covilhã - Guarda no valor de 65 milhões de euros, que começará no primeiro trimestre de 2018.
Relativamente ao material circulante, Pedro Marques sublinhou a intervenção em 35 unidades da CP e anunciou que será iniciado a aquisição de novo material, no âmbito da qual será lançado no próximo ano o concurso para oito unidades, com um custo de 60 milhões.
Na próxima semana, disse ainda o ministro, será lançado o concurso de 126 milhões de euros de conservação ferroviária, depois de já ter sido anunciado outros 125 milhões para a conservação rodoviária.
Relativamente à Linha de Cascais, Pedro Marques acusou o PSD de se ter esquecido de inscrever uma dotação orçamental no âmbito do Portugal 2020, garantindo que no âmbito da reprogramação será posta uma dotação para obras nesta linha.