Notícia
Centro comercial Alegro abre amanhã
Para que esteja aberto ao público amanhã, quarta-feira, o hipermercado da Auchan em Alfragide até pode fazer o pedido de reinspecção à ASAE no próprio dia, mas arrisca-se à disponibilidade operacional das brigadas da Autoridade de Segurança Alimentar e Ec
Para que esteja aberto ao público amanhã, quarta-feira, o hipermercado da Auchan em Alfragide até pode fazer o pedido de reinspecção à ASAE no próprio dia, mas arrisca-se à disponibilidade operacional das brigadas da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).
Contudo, normalmente, os pedidos de reinspecção têm um período de antecedência máximo de 24 horas. O que quer dizer que solicitação da Auchan para que as brigadas da Autoridade voltarem a reinspeccionar o hipermercado encerrado no passado fim-de-semana, deveria chegar hoje, terça-feira, aos serviços da entidade de fiscalização económica e de inspecção de segurança alimentar. Ontem à tarde o pedido de reinspecção ainda não tinha sido apresentado à ASAE.
O grupo de distribuição de origem francesa, que opera em Portugal com as marcas Jumbo e Pão de Açúcar, continua contudo a acreditar que a reabertura se fará amanhã, de acordo com comunicado oficial da Auchan. A data não é despicienda, já que é amanhã que o Alegro, o centro comercial que o grupo edificou à volta do hipermercado Jumbo já existente em Alfragide, abre oficialmente as portas ao grande público.
Manuel Lage, assessor da ASAE, reforça que o que está em causa é o hipermercado, não o centro comercial. Logo, as restantes 119 lojas do estabelecimento comercial, que o secretário do Estado do Comércio hoje inaugura, podem, pela ASAE, abrir as suas portas na data prevista.
A visita da ASAE às instalações do hipermercado Jumbo de Alfragide no passado sábado, que ditou o seu encerramento temporário, não foi a primeira. Surgiram na sequência de "muitas denúncias" em virtude das consequências das obras realizadas junto ao hipermercado por causa do novo centro comercial. Mas ao contrário das anteriores visitas da ASAE, desta feita as brigadas da autoridade "não encontraram as regras mínimas de salvaguarda da segurança alimentar", afirmou o seu assessor.
A reabertura do hipermercado da Auchan está agora dependente do pedido e da própria reinspecção das brigadas da Autoridade, que deitarão depois se a unidade está ou não apta a reabrir.
Alegro Alfragide tem 39 mil metros quadrados
O centro comercial que amanhã abre em Alfragide é propriedade da Immochan e da Auchan, empresas que simultaneamente se assumiram como promotores do projecto, que tem uma área bruta locável de 39 mil metros quadrados, dos quais 11.960 metros quadrados dizem respeito ao hipermercado Jumbo.
Tendo como âncora principal o Jumbo, o Alegro conta ainda com uma Fnac, cinemas, McDonald’s, Zara e C&A. O sector da moda ocupará meia centena de lojas no novo centro comercial, a restauração terá 20 espaços, sendo a restante área distribuída por vários sectores, incluindo lar, artigos eléctricos, lazer e cultura, higiene e cuidados pessoais e produtos alimentares e bebidas.
O centro comercial tem uma área de influência que, num raio de até 30 minutos de viagem abrange dois milhões de pessoas. No total tem 2.560 lugares de estacionamento.