Notícia
BPI diz resultados da Ibersol com impacto «positivo»
Os resultados da Ibersol, que foram ontem anunciados, embora estejam em linha com a tendência do primeiro trimestre, têm um impacto «ligeiramente positivo», consideram os analistas do BPI.
Os resultados da Ibersol, que foram ontem anunciados, embora estejam em linha com a tendência do primeiro trimestre, têm um impacto «ligeiramente positivo», consideram os analistas do BPI.
Numa nota de hoje, os analistas salientam o facto das vendas terem aumentado 11% no primeiro semestre deste ano em termos homólogos para os 64,8 milhões de euros, referindo que as da «Pizza Hut» que avançaram 8% face a igual período do ano anterior.
Nas principais marcas do grupo, o BPI destaca a «continuidade dos bons desempenhos» do «Pasta Café», cujas vendas aumentaram 13% face ao primeiro trimestre de 2003, do «Pans&Company» – receitas com um avanço de 18% em termos homólogos – e do «KFC», que com uma subida de 16% «ainda estão a recuperar da crise das aves.
Os analistas remeteram ainda para o facto das vendas da Pizza Hut terem crescido 8% e referiram que a «Pizza Movil» apresentou um «desempenho estável».
A Ibersol reiterou o desempenho para o ano e afirmou que o segundo semestre deverá seguir a tendência do primeiro, já que 2004 é um ano de operações consolidadas.
A Ibersol anunciou ontem que registou resultados líquidos consolidados com interesses minoritários de 2,5 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, contra dois milhões de euros um ano antes, ou seja mais 34%.
Entre Janeiro de Junho deste ano o EBITDA foi de nove milhões de euros, com a margem a aumentar 12,6%, «passando a representar 13,9% do volume de negócios».
De acordo com o comunicado da empresa, o resultado operacional «foi superior a 4,5 milhões de euros», o que traduz um crescimento de 21% face a igual período do ano passado.
Nos seis meses deste ano o volume de negócios consolidado passou para 64,8 milhões de euros, face a 58,5 milhões de euros um ano antes, ou seja mais 10,7%. Do total as vendas da restauração em lojas próprias ascendeu a 62 milhões de euros (mais 10,7% que em igual período do ano passado) – 55,1 milhões de e euros realizados em Portugal (228 unidades) e 6,9 milhões de euros facturados em Espanha (41 unidades).
A Pizza Hut continua a ser o «franchise» que mais receitas gere à Ibersol, de 26,2 milhões de euros, mas a Burger King foi a que mais cresceu no período em análise: 49%, para três milhões de euros de vendas.
As acções da Ibersol seguiam a descer 1,14% para os 4,35 euros.