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Bombardier renova Metro de Londres por cinco mil milhões
A Bombardier Transportation ganhou o contrato para a renovação do Metro de Londres no valor de cinco mil milhões de euros, anunciou hoje em comunicado a multinacional canadiana.
O contrato tem a duração de 15 anos e implica o fornecimento de material circulante, sinalização, manutenção e gestão do projecto de modernização do metro londrino, incluindo o fornecimento de 1.738 unidades de metro e novos sistemas de sinalização para a Linha Victoria e para as linhas Sub-Surface, em conjunto com a manutenção do material circulante.
Na fase inicial do projecto, a Bombardier irá começar o trabalho de re-sinalização, renovando o material circulante existente na linha District e construindo dois comboios protótipos para a linha Victoria.
A nova frota do Metro de Londres será construída na fábrica da Bombardier em Derby, Reino Unido, entre 2008 e 2015. A fábrica da Bombardier na Amadora não participará nesta empreitada.
Em adição ao contrato de fornecimento, a Bombardier é também um dos cinco accionistas da Metronet Rail BCV Holdings Ltd e Metronet Rail SSL Holdings Ltd, em conjunto com a Atkins, Balfour Beatty, Seeboard e Thames Water. Juntos, os accionistas investiram cerca de 512 milhões de euros, em partes iguais.
Nos primeiros sete e meio dos 30 anos da Parceria Público-Privado (PPP), a Metronet investirá mais de 10,3 mil milhões de euros, desenvolvendo, substituindo e mantendo a infra-estrutura de Infraco BCV (linhas de Bakerloo, Victoria, Central e Waterloo & City) e de Infraco SSL (linhas de superfície - Circle, District, Hammersmith & City, Metropolitan e East London).
Isto irá cobrir as melhorias massivas da infraestrutura do Metro de Londres e irá trazer «significantes benefícios» para os transportes públicos da capital inglesa, segundo a mesma fonte.
A Bombardier Transportation é o líder mundial na produção de equipamento ferroviário e na prestação de serviços. A sua gama de produtos inclui veículos ferroviários de passageiros e mercadorias e sistemas ferroviários completos. Também produz locomotivas, vagões de carga, propulsão e controlo e fornece sistemas de sinalização ferroviária.
A Bombardier detém em Portugal a fábrica da Amadora (ex-Sorefame), cujas oficinas se encontram a produzir os maiores projectos ferroviários em Portugal, entre eles o Metro do Porto, Metropolitano de Lisboa, novos comboios suburbanos para a CP e metros de Nantes, em França, e Nottingham, em Inglaterra.
Até este momento, a Bombardier Portugal já construir cerca de 2.500 unidades. A empresa emprega na Amadora cerca de 600 pessoas de forma directa.
Por Nuno Miguel Silva