Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BMW vende Rover por 3 mil milhões

A produtora alemã de automóveis de luxo, decidiu vender a sua subsidiária Rover Cars, à Alchemy Partners, por 3 mil milhões de dólares (3,15 mil milhões de euros ou 631,5 milhões de contos),...

16 de Março de 2000 às 20:02
  • ...
A produtora alemã de automóveis de luxo, decidiu vender a sua subsidiária Rover Cars, à Alchemy Partners, por 3 mil milhões de dólares (3,15 mil milhões de euros ou 631,5 milhões de contos), pondo termo aos esforços da BMW, de entrar para o mercado de automóveis da classe-média.

«Uma das razões apontadas para o falhanço da BMW, no investimento que fez na Rover, foi a subida da libra face ao euro, o que tornou a situação insustentável», explicou Joachim Milberg, presidente da BMW. Recorde-se que no ano passado a BMW apresentou um prejuízo de 2,49 mil milhões de euros (449,2 milhões de contos), tendo a Rover contribuído com 1,2 mil milhões de euros (240,6 milhões de contos).

No acordo estabelecido, a BMW vai receber três mil milhões de dólares (3,15 mil milhões de euros ou 631,5 milhões de contos) para sair do negócio. A BMW continuará contudo, com a produção das partes mais rentáveis da Rover ou seja, o Land Rover e o novo Mini. Apesar desta se ter visto obrigada a desistir do seu avultuado investimento, estimado em cinco mil milhões de dólares (5,15 mil milhões de euros ou mil milhões de contos), no ramo dos automóveis para a classe média, a BMW investirá no desenvolvimento de uma nova gama de carros, dentro do seu estilo habitual, os carros topo de gama.

A Alchemy Partners, controlada por Jon Moulton, um veterano financeiro londrino, pretende continuar com a Rover e a MG, passando ambas as marcas a actuar sob a alçada da MG Car Company. No entanto, os analistas da indústria do ramo automóvel afirmam que vai ser dificil, para o grupo de Moulton, ser bem sucedido onde a BMW não conseguiu e que a melhor solução para a Rover seria a aquisição por uma das suas rivais, a Volkswagen ou a General Motors.

A Alchemy Partners, é uma empresa detida por investidores ingleses, americanos e do médio oriente, que incluem o Bank of America, a General Motors e a AT&T. Foi fundada em 1997 e passou a ser conhecida por várias aquisições feitas na indústria de retalho.

A BMW fechou a sessão de hoje nos 31,79 euros (6.373,7 escudos) a subir 4,40%

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio