Notícia
Autoeuropa vai produzir Volkswagen Cabrio
Pela primeira vez na história da Volkswagen, um carro de luxo vai ser produzido fora da Alemanha. A fábrica da Autoeuropa de Palmela vai fabricar o novo Volkswagen Cabrio.
Pela primeira vez na história da Volkswagen, um carro de luxo vai ser produzido fora da Alemanha. A fábrica da Autoeuropa de Palmela vai fabricar o novo Volkswagen Cabrio.
O director geral da Autoeuropa, Emílio Sáenz, anunciou hoje que o novo produto a produzir na Autoeuropa, vai ser o VW Cabrio, mas é apenas uma intenção.
Portugal competiu com 45 fábricas do Grupo VW, posicionando-se no primeiro lugar, em quase todos os indicadores de avaliação, para ganhar a produção deste novo veículo.
O Concept C Cabrio foi apresentado em Genebra no passado mês de Março e o novo VW Cabrio será a evolução deste produto.
O novo carro, que vai ser lançado no final do próximo ano, terá uma produção de 50 a 60 mil veículos por ano, destinados à Europa, EUA e outros mercados, como o Japão.
A Autoeuropa vai produzir em exclusivo o novo carro. «Não faz sentido fazer investimentos tão elevados em duas fábricas para produzir um produto de nicho de mercado», afirmou Emílio Sáenz numa conferência de imprensa. Foi preciso fazer um investimento de 600 milhões de euros na fábrica portuguesa para receber a produção deste carro.
Neste momento estão a decorrer as negociações finais com os fornecedores, estando já garantidos dois fornecedores determinantes para o produto, com nacionalidade portuguesa. A Inatal Plásticos vai produzir a mala do carro e a parte mais distinta do automóvel, a capota rígida, será fabricada pela Webasto, que apesar de ser estrangeira irá produzir em Portugal.
O objectivo é que os fornecedores nacionais representem 40 a 45% do carro. Vão participar ainda fornecedores espanhóis e alemães e a ideia é que todos os fornecedores fiquem em Palmela.
Quanto aos monovolumes que são produzidos actualmente em Palmela, o VW Sharan vai ser produzido até 2007, estando a ser preparado o seu sucessor.
No Ford Galaxy foi ficado um pré acordo para produzir este automóvel até 2005, mas existe «uma janela aberta» até 2006. Neste momento a Autoeuropa é a única do universo VW a produzir para a concorrência.
Já o Seat Alhambra tem a produção assegurada até 2007, estando um sucessor a ser preparado, mas não há garantias que seja fabricado em Portugal. «Está a ser defina a estratégia da VW para todos os veículos SPV (monovolume) do grupo», como a Audi, Skoda, Seat e VW, disse a mesma fonte.
Acerca da diminuição das portagens para os monovolumes, o último compromisso do Governo «é que no início do segundo semestre vai haver um resultado positivo», por isso «está confiante».