Notícia
Auto-Estradas do Atlântico inaugura novos lances da A8 e A15
O consórcio Auto-Estradas do Atlântico, que engloba a Somague, BPI e Edifer, inaugurou hoje os lances das auto-estradas A8 e A15, cujo investimento de construção ascendeu aos 415 milhões de euros (83,2 milhões de contos).
O novo lance da A8 faz a ligação entre as Caldas da Rainha e Marinha Grande, enquanto a A15 liga Caldas da Rainha a Santarém, perfazendo os lances um total de 89 quilómetros de auto-estradas, com o primeiro troço a apresentar três vias de rodagem nos dois sentidos. Com a inauguração do novo lance a A8 passa ligar Loures a Caldas da Rainha.
A abertura destas duas auto-estradas permitiu criar 500 postos de trabalho, «promovendo assim o desenvolvimento económico das regiões onde se insere», explicou o mesmo comunicado.
A Somague [SMG] e a Edifer detêm cada uma 8,99% da Auto-Estradas do Atlântico, enquanto o BPI [BPIN] controla 10% do consórcio. A Construtora Abrantina, MSF, Zagope, Construtora do Tâmega, Conduril, Novopca, Construtora Lena e ACESA controlam o restante capital do concessionário das auto-estradas do Oeste.
Às 12h18, o BPI ganhava 1,38% para os 2,20 euros (441 escudos), enquanto a Somague cotava nos 7,84 euros (1.572 escudos), recuando 0,63%.