Notícia
Audiências da SIC deverão cair «ligeiramente» com fim do Mundial
As audiências da SIC, o canal de televisão da Impresa , deverão descer ligeiramente com o fim do Mundial da Alemanha mas ficarão, no terceiro trimestre, acima do registado nos meses anteriores, disse José Freire, investor relations da Impresa.
As audiências da SIC, o canal de televisão da Impresa , deverão descer ligeiramente com o fim do Mundial da Alemanha mas ficarão, no terceiro trimestre, acima do registado nos meses anteriores, disse José Freire, investor relations da Impresa.
Adiantou, em declarações à Reuters, que a intervenção da SIC durante o Mundial, que decorreu entre 9 de Junho e 9 de Julho, teve um «impacto positivo», permitindo-lhe recuperar nas audiências, numa "aposta financeira forte" que vai suportar as audiências nos próximos meses.
José Freire disse que, além da transmissão dos jogos, particularmente aqueles em que evoluiu a selecção portuguesa, a SIC beneficiou, também, em Junho e Julho, do sucesso da telenovela portuguesa Floribela e das brasileiras Sinhá Moça e Belíssima que estão a ter grande aceitação junto do público.
A SIC, que apesar da subida das audiências não conseguiu a liderança no mês passado, transmitiu nove jogos do Mundial em Junho e cinco em Julho, dos quais três envolvendo a selecção portuguesa.
«Depois de eventos desportivos deste calibre, é normal que as audiências desçam quando eles acabam mas devem descer para um patamar superior ao registado nos meses anteriores», disse José Freire.
«No seu global vai haver um impacto positivo», adiantou.
Segundo a Marktest, a TVI liderou as audiências, na última sexta-feira, com um share de 31 pct, seguindo-se a SIC com 27,3 pct e a RTP1 com 22,2, com a novela da TVI "Dei-te quase tudo" a ser o programa mais visto e o notíciário das 2000 horas da SIC a bater a concorrência.
«Nas últimas 4 semanas, nos dias sem jogos, as audiências da SIC têm sido as melhores desde do início do ano», adiantou José Freire.
Apesar da subida generalizada das audiências, a SIC não conseguiu atingir a liderança que continua a ser ocupada pela TVI, da Media Capital.
«Fomos a única estação generalista que subiu as suas audiências em Junho, em termos homólogos e se contabilizarmos as audiências desde do arranque do Mundial até ao final, nestas quatro semanas a SIC liderou as audiências diárias com 29,9% (vs a TVI com 28,8% fonte Marktest)», disse José Freire. «A carreira de Portugal, obviamente, ajudou», adiantou.
«Nas últimas semanas, a SIC tem tido as melhores audiências desde Setembro 2005, no acesso ao prime-time e prime-time», disse José Freire.
O investor relations da Impresa não quis revelar os valores envolvidos na aquisição dos direitos exclusivos de transmissão dos jogos do Mundial em canal aberto, nem das receitas conseguidas mas esclareceu que se tratou «de uma aposta (financeira) forte», que dependia muito do trajecto da selecção nacional, mas que acabou por se revelar positiva.