Notícia
Apoie-se numa marca já conhecida do mercado
Quer criar o seu próprio posto de trabalho mas tem receio de não ir ao encontro das necessidades do mercado? Então, o "franchising" pode ser uma solução adequada.
Precisará de um montante relevante para dar de entrada, mas contará com o suporte de uma marca já testada e uma rede de apoio experiente. Antes de tomar uma decisão, pondere as vantagens e desvantagens.
Habitualmente, esta é uma solução que garante menos riscos, pois consiste na aposta em marcas e serviços que recolhem a preferência de muitos consumidores. Ao mesmo tempo, acaba por limitar a capacidade de iniciativa dos empreendedores, já que da localização ao espaço, tudo é escolhido pela rede de "franchising".
Terá de pagar o direito de entrada, na altura da assinatura do contrato, "royalties", uma taxa paga ao longo da existência da loja pelo direito de uso da marca e pelos serviços e apoio prestados, e uma taxa de publicidade, normalmente cobrada com base numa percentagem sobre as vendas.
O "site" do "Franchising Portugal" dá-lhe todas as informações de que precisa sobre "franchising" e as redes disponíveis no mercado nacional. Procure experiências anteriores e avalie se foram bem sucedidas. Actualmente, segundo esta fonte, existem 18 segmentos de negócios, alguns deles com vários ramos de actividade que podem ser alvo de "franchising". Esta entidade, mas também a Associação Portuguesa da Franchise disponibilizam o apoio de consultores e da banca para as linhas de financiamento.