Notícia
ANA interessada na privatização de aeroporto no Brasil
A ANA-Aeroportos de Portugal está interessada na privatização do aeroporto estadual de Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo, mas uma decisão final só será tomada depois ser publicado o edital...
«Existe um interesse geral na privatização do aeroporto estadual de Ribeirão Preto, no Estado de S. Paulo, Brasil. No entanto, só depois de ser publicado o edital referente ao processo, é que poderemos tomar uma decisão», afirmou Zew Blaufuks, director das relações exteriores da ANA, ao Canal de Negócios.
O processo de privatização do aeroporto prevê a concessão por um prazo de 20 anos, à empresa ou consórcio que apresente a melhor oferta.
A estimativa de investimento total para o consórcio vencedor é de 7,29 milhões de euros (1,46 milhões de contos), encontrando-se dividido em duas fases.
A primeira, de 3,82 milhões de euros (765,84 mil contos) nos dois primeiros anos, prevê a ampliação das actuais instalações do aeroporto. Os restantes 3,47 milhões de euros (696 mil contos) serão investidos ao longo da concessão para garantir a manutenção das estruturas.
De acordo com a imprensa brasileira, a chilena Senarq e a AENA, gestora dos aeroportos espanhóis, também já mostraram interesse em concorrer à primeira privatização de um aeroporto no Brasil.
A decisão da ANA em concorrer à privatização do aeroporto brasileira só poderá ser concretizada depois de ser conhecido o edital do processo de privatização, mas a participar, será em consórcio com a Somague e grupo brasileiro Leão Leão, explicou a mesma fonte da empresa que gere os aeroportos portugueses.
A mesma fonte, adiantou ao Canal de Negócios existir um acordo entre a ANA e a Somague para a exploração e construções de aeroportos em África e na América do Sul.
A Somague e o Grupo Leão Leão têm uma parceria para se candidatarem, em conjunto, às concessões rodoviárias federais que o Governo do Brasil pretende lançar este ano.
A Somague encerrou a sessão de hoje a valorizar 0,15% para os 6,49 euros (1.301 escudos).