Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

ANA interessada na privatização de aeroporto no Brasil

A ANA-Aeroportos de Portugal está interessada na privatização do aeroporto estadual de Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo, mas uma decisão final só será tomada depois ser publicado o edital...

14 de Maio de 2001 às 19:57
  • ...
A ANA-Aeroportos de Portugal está interessada na privatização do aeroporto estadual de Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo, mas uma decisão final só será tomada depois ser publicado o edital final, disse fonte da empresa ao Canal de Negócios.

«Existe um interesse geral na privatização do aeroporto estadual de Ribeirão Preto, no Estado de S. Paulo, Brasil. No entanto, só depois de ser publicado o edital referente ao processo, é que poderemos tomar uma decisão», afirmou Zew Blaufuks, director das relações exteriores da ANA, ao Canal de Negócios.

O processo de privatização do aeroporto prevê a concessão por um prazo de 20 anos, à empresa ou consórcio que apresente a melhor oferta.

A estimativa de investimento total para o consórcio vencedor é de 7,29 milhões de euros (1,46 milhões de contos), encontrando-se dividido em duas fases.

A primeira, de 3,82 milhões de euros (765,84 mil contos) nos dois primeiros anos, prevê a ampliação das actuais instalações do aeroporto. Os restantes 3,47 milhões de euros (696 mil contos) serão investidos ao longo da concessão para garantir a manutenção das estruturas.

De acordo com a imprensa brasileira, a chilena Senarq e a AENA, gestora dos aeroportos espanhóis, também já mostraram interesse em concorrer à primeira privatização de um aeroporto no Brasil.

A decisão da ANA em concorrer à privatização do aeroporto brasileira só poderá ser concretizada depois de ser conhecido o edital do processo de privatização, mas a participar, será em consórcio com a Somague e grupo brasileiro Leão Leão, explicou a mesma fonte da empresa que gere os aeroportos portugueses.

A mesma fonte, adiantou ao Canal de Negócios existir um acordo entre a ANA e a Somague para a exploração e construções de aeroportos em África e na América do Sul.

A Somague e o Grupo Leão Leão têm uma parceria para se candidatarem, em conjunto, às concessões rodoviárias federais que o Governo do Brasil pretende lançar este ano.

A Somague encerrou a sessão de hoje a valorizar 0,15% para os 6,49 euros (1.301 escudos).

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio