Notícia
American Airlines conclui aquisição da TWA
A American Airlines, controlada pela AMR, concluiu a aquisição da Trans World Airlines (TWA), numa operação avaliada em 4,2 mil milhões de dólares (4,68 mil milhões de euros ou 938,2 milhões de...
A operação foi completada após um tribunal norte-americano do Estado de Filadélfia ter decidido a favor da AMR, num processo que tinha sido interposto por funcionários da TWA em Israel, que protestavam contra a perda de regalias e cortes na força de trabalho devido à venda da empresa.
As duas companhias norte-americanas tinham acordado os termos da operação em Janeiro, tendo a TWA declarado falência e solicitado protecção judicial contra os seus credores para facilitar o negócio.
A aquisição da TWA permitirá à AMR controlar 25% do mercado dos Estados Unidos (EUA), fazendo ainda com que 85% deste mercado seja detido pela nova empresa e pelas suas concorrentes Delta Airlines e a US Airways, o que tem suscitado preocupações relacionadas com a concorrência por parte de consumidores e de agentes de viagens.
O negócio vai permitir à AMR contar com mais 190 aviões, bem como garantir as concessões de transporte aéreo entre alguns Estados norte-americanos que pertenciam anteriormente à TWA, que era até hoje a oitava maior companhia do sector nos EUA.
A AMR encerrou ontem a cotar nos 33,94 dólares (37,86 euros ou 7.590 escudos), a perder 0,09%. Os títulos da TWA foram excluídos de cotação após a declaração de falência da empresa.