Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Air Luxor fecha 2003 com lucros de meio milhão de euros

A Air Luxor fechou o último ano com resultados líquidos de meio milhão de euros, um acréscimo de superior a 200% face ao exercício de 2002, mas aquém da previsão anteriormente avançada, de seis a sete milhões de euros.

17 de Fevereiro de 2004 às 16:05
  • ...

A Air Luxor fechou o último ano com resultados líquidos de meio milhão de euros. Este valor, embora represente um acréscimo de superior a 200% face ao exercício de 2002, em que os lucros foram de 146 mil euros, está aquém da previsão anteriormente avançada pela transportadora aérea, que apontava para cerca de seis a sete milhões de euros.

Os números foram revelados pelo presidente da comissão executiva da Air Luxor hoje, num almoço com jornalistas. Marques da Cruz assinala que os resultados ficaram abaixo das estimativas porque a empresa optou por uma postura conservadora, designadamente em matéria de contabilização de mais-valias.

Segundo Marques da Cruz, os lucros não tem qualquer elemento extraordinário, sendo justificados apenas pela actividade operacional. A Air Luxor podia ter contabilizado mais-valias em dois tipos de transacções.

A venda dos dois aviões Lockheed, realizada ainda no final de 2003, não resultou em qualquer mais-valia. A alienação à ‘holding’ Mirpuri de uma série de participações financeiras, como participadas em S. Tomé, Cabo Verde, Madeira, ou a Air Luxor Corporate Jets, foi realizada ao valor de balanço não representando qualquer ganho extraordinário. Em 2003, o EBIT (resultados operacionais) fixou-se em 2,6 milhões de euros, um acréscimo de 75% face a 2002.

A Air Luxor, que está a preparar a sua admissão à cotação na Euronext Lisbon, espera vir a obter em 2004 um lucros de cinco a seis milhões de euros. A confirmar-se, o forte progresso dos resultados resulta da aposta da companhia para este ano que é da rentabilidade, depois de no ano passado ter sido o do crescimento da actividade. A esta aposta não é alheia a prevista dispersão em bolsa da Air Luxor, admitiu Marques da Cruz.

Em 2003, a companhia fechou o ano com receitas líquidas das tarifas, sem contabilizar indemnizações compensatórias, de 157 milhões de euros, o que traduz um acréscimo de 53,6% face a 2002. Para este ano, o crescimento da procura previsto é de 10%, concentrado sobretudo nos «voos charter» diários, a partir de 10 de Junho, para destinos de ‘Sol e Praia’ e para Nova Iorque.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio