Notícia
Acções do FCP sobem após aquisição de 11% por António Oliveira
As acções da Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, seguiam a subir depois de ontem António Oliveira ter anunciado que adquiriu 11%, a que corresponde metade da posição detida pela sociedade em que era sócio com o seu irmão Joaquim Oliveira, a Sportinvest
As acções da Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, seguiam a subir depois de ontem o antigo seleccionador e presidente do Penafiel, António Oliveira, ter anunciado que adquiriu uma posição de 11% no seu capital, a que corresponde metade da posição detida pela sociedade em que era sócio com o seu irmão Joaquim Oliveira, a Sportinveste.
As acções da SAD do Porto [fcp] seguiam a subir 0,38% para os 2,66 euros.
António Oliveira e o seu irmão, Joaquim Oliveira detinham, em partes iguais, a totalidade do capital da Sportinveste, mas anunciaram recentemente que esta empresa passou a ser controlada apenas por Joaquim Oliveira, que adquiriu a posição detida por António Oliveira. O comunicado do FCP não o refere, mas esta aquisição de 11% do capital da SAD do Porto estará relacionada com esta mudança na estrutura accionista da Sportinveste.
Esta empresa, que controla a Olivedesportos e tem os direitos de transmissão dos jogos da Superliga, detinha 22% do capital da SAD do Porto. Caso tenha sido a Sportinveste a vender as acções a António Oliveira, esta empresa terá que o comunicar à SAD do Porto e ao mercado.
A aquisição dos 11% da SAD liderada por Pinto da Costa foi efectuada numa operação fora de bolsa, mas o preço não foi discriminado.
Pinto da Costa notificado para depor no âmbito do processo do «Apito Dourado»
Esta notícia surge no dia em que a Polícia Judiciária do Porto confirmou a notificação do presidente do FC Porto, Pinto da Costa, para depor no âmbito do processo de corrupção no futebol «Apito Dourado».
O dirigente «azul e branco» não foi ainda ouvido por alegadamente se encontrar no estrangeiro, mas a Policia Judiciária, que também confirmou buscas à SAD do FC Porto, na Torre das Antas, e à casa de Pinto da Costa, revelou que o presidente portista está «localizado e informado».
Entretanto, segundo avança a agência Lusa, quatro dos cinco detidos quinta- feira pela Polícia Judiciária (PJ) do Porto, no âmbito do processo de corrupção no futebol «Apito Dourado» já estão no Tribunal de Gondomar para serem ouvidos.
As audições a cargo da juíza Ana Cláudia Nogueira, encarregue da condução do processo, terão começado cerca das 09h30, de acordo com a agência Lusa, embora se desconheça a ordem pela qual serão ouvidos o árbitro Jacinto Paixão, os assistentes José Chilrito e Manuel Quadrado, todos da Associação de Futebol de Évora, e o empresário António Araújo, envolvido nas transferências de alguns jogadores do FC Porto.
O processo «Apito Dourado» está a ser conduzido pelo Tribunal de Instrução Criminal de Gondomar.