Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Accionistas da Yukos oferecem títulos para libertar parceiros

Os principais accionistas da petrolífera russa Yukos Oil estão dispostos a ceder títulos no valor de 14,6 mil milhões de dólares (11,44 mil milhões de euros) ao Governo russo, em troca da libertação de dois outros accionistas, Mikhail Khodorkovsky e Plato

16 de Fevereiro de 2004 às 14:05
  • ...

Os principais accionistas da petrolífera russa Yukos Oil estão dispostos a ceder títulos no valor de 14,6 mil milhões de dólares (11,44 mil milhões de euros) ao Governo russo, em troca da libertação de dois outros accionistas, Mikhail Khodorkovsky e Platon Lebedev.

Mikhail Khodorkovsky é o principal accionista do Grupo Menatep, que detém 44% da Yukos Oil, e foi detido a 25 de Outubro, sob suspeita de fraude e fuga ao fisco. Platon Lebedev é o presidente da Menatep e encontra-se detido desde Julho de 2003, depois de a empresa ter sido acusada de fuga ao fisco no valor de 3,4 mil milhões de dólares (2,66 mil milhões de dólares).

Desde essa altura o Governo russo iniciou uma investigação às operações da Menatep e um inquérito aos direitos de exploração da Yukos, fazendo o índice bolsista russo desvalorizar cerca de 25%.

Agora, os principais accionistas da Yukos dizem-se dispostos a ceder os seus títulos ao Governo russo para que Khodorkovsky e Lebedev sejam soltos.

«Faremos qualquer coisa para que os nossos amigos saiam da prisão. Se houver uma garantia da sua libertação, abandonaremos as nossas parcelas. Só pode haver uma garantia – a libertação deles primeiro, depois a nossa cedência», afirmou Leonid Nevzlin, que detém 8% da Menatep, em entrevista à Bloomberg.

Os dois accionistas detidos têm refutado as acusações que lhes foram lançadas, dizendo que estão a ser perseguidos por motivos políticos. De acordo com a revista «Forbes», Khodorkovsky terá financiado partidos que se opõem ao presidente russo, Vladimir Putin.

A parcela detida na Yukos é o maior activo da Menatep. A ‘holding’ detém, além da petrolífera, os bancos St.Petersburg Bank e Trust Investment Bank, bem como a companhia de comunicações Antel Holdings.

As acções da Yukos seguiam a cair 0,08% para os 12,29 dólares (9,63 euros).

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio